Produtos com fins estéticos ou de higiene são mais conhecidos por terem o componente do fenol. No último mês, inclusive, a Anvisa barrou muitos desses produtos para uso pessoal, depois de um incidente fatídico em uma clínica de estética. Mas, existem produtos fora desses nichos que também possuem fenol. Vamos então entender quais são esses produtos, se eles são agressivos à saúde e se a Anvisa aprova a seu uso e comercialização.
Você também pode se interessar por:
- Jovem perde a visão após uso incorreto de lente de contato e faz alerta.
- Não é só açúcar! Veja outros fatores que causam diabetes.
- Anvisa proíbe peeling de fenol após morte em SP.
O que é o fenol?
O fenol (C6H6O) é um composto orgânico com um grupo -OH (hidroxila) ligado diretamente a um anel benzênico. Embora possua um grupo -OH, característico dos álcoois, o fenol é mais ácido que um álcool . A hidroxila determina sua acidez, enquanto o anel benzênico confere alcalinidade.
Fenóis podem ser obtidos de fontes renováveis ou não renováveis. Suas principais características físicas incluem ponto de fusão de 43 °C e ponto de ebulição de 181,7 °C. Quando atinge o ponto de fusão, cristaliza em prismas incolores e tem um odor característico , ligeiramente pungente. Em estado líquido, é claro, incolor, móvel e altamente inflamável.
Por que a ANVISA proibiu o fenol em produtos para fins estéticos?
A Anvisa proibiu a importação, fabricação, manipulação, comercialização, propaganda e uso de produtos à base de fenol em procedimentos de saúde e estéticos devido à falta de estudos que comprovem sua segurança e eficácia . Produtos regularizados para uso laboratorial continuam permitidos. A medida visa proteger a saúde da população enquanto os potenciais danos do fenol são investigados.
Quais são os produtos à base de fenol que usamos no dia a dia?
O fenol tem várias aplicações, como precursor ou reagente na produção de resinas, plásticos, medicamentos, herbicidas e desinfetantes . A substância também pode ser liberada no ar por sistemas de ventilação, motores de veículos e na combustão de madeira e carvão. No dia a dia, os fenóis estão presentes em desinfetantes, enxaguantes bucais, antissépticos hospitalares, medicamentos, plásticos, explosivos, corantes e outras aplicações.
Exemplos de produtos à base de fenol que você provavelmente tem em casa e não sabia são os desinfetantes, corantes, antissépticos bucais, herbicidas e resinas epóxi.
Fontes: NDmais , ECycle e GOV.Br.
Quer saber mais sobre os cuidados com a pele? Confira também: Como passar hidratante no rosto corretamente para ter benefícios.
Fonte: Mulher