A massagem terapêutica tem sido usada há séculos para melhorar a saúde geral, reduzir o estresse e aliviar a tensão muscular. Durante a gestação esse tipo de terapia pode ser muito benéfico também.
Entre no canal do iG Delas no Telegram e fique por dentro de todas as notícias sobre beleza, moda, comportamento, sexo e muito mais!
Uma pesquisa publicada na National Library of Medicine, dos Estados Unidos, demostrou que a massagem durante a gestação pode ajudar a reduzir a ansiedade, diminuir os sintomas de depressão, aliviar dores musculares e nas articulações, além de melhorar os resultados do trabalho de parto e a saúde do recém-nascido.
Melhora da circulação e relaxamento
A massagem para gestante do Buddha Spa visa relaxar a tensão muscular e melhorar a circulação linfática e sanguínea através de uma leve pressão aplicada nos grupos musculares do corpo. Trata-se de um método de massagem seguro e recomendado durante a gravidez, porque vai abordar muitos desconfortos comuns associados às alterações esqueléticas e circulatórias provocadas pelas alterações hormonais típicas da gestação.
Desenvolvida especialmente para mulheres grávidas, a massagem para gestantes do Buddha Spa usa, ao longo de 50 minutos, técnicas de drenagem linfática, estimulando a circulação venosa e linfática, ajudando na redução da retenção de líquidos, diminuindo o inchaço típico da gravidez.
Regulação hormonal
Estudos realizados nos últimos anos mostraram que os níveis hormonais associados ao relaxamento e ao estresse são significativamente alterados quando a massoterapia é introduzida na gestação. A terapia leva à regulação do humor e melhora da saúde cardiovascular.
Em mulheres que receberam massagens quinzenais, hormônios como norepinefrina e cortisol (hormônios associados ao estresse) foram reduzidos e os níveis de dopamina e serotonina aumentaram (baixos níveis desses hormônios estão associados à depressão).
Essas mudanças nos níveis hormonais também levaram a menos complicações durante o parto e menos ocorrências de complicações no recém-nascido, como baixo peso ao nascer. As evidências sugerem fortemente que há benefícios para a saúde materna e neonatal quando a massagem é incorporada aos cuidados pré-natais regulares.
Redução do inchaço
Edema, ou inchaço das articulações durante a gravidez, geralmente é causado pela redução da circulação e aumento da pressão nos principais vasos sanguíneos pelo útero pesado. A massagem ajuda a estimular os tecidos moles para reduzir a acumulação de fluidos nas articulações inchadas. Isso também melhora a remoção de resíduos de tecido transportados pelo sistema linfático do corpo.
Melhora da dor do nervo ciático
A dor do nervo ciático é sentida por muitas mulheres no final da gravidez, pois o útero repousa sobre os músculos do assoalho pélvico e da região lombar. A pressão do útero espalha a tensão nos músculos da parte superior e inferior da perna, fazendo-os inchar e pressionando os nervos próximos.
A massagem nessa etapa da gestação trabalha os nervos inflamados, ajudando a liberar a tensão nos músculos próximos. Um estudo demonstrou que muitas mulheres experimentaram uma redução significativa na dor do nervo ciático durante a gravidez através da massagem.
Abaixo, um resumo dos benefícios potenciais da massagem na gestação, segundo a Associação Americana de Gravidez:
- Redução de dor nas costas;
- Redução de dor nas articulações;
- Melhor circulação;
- Redução de inchaço;
- Redução da tensão muscular e dores de cabeça;
- Redução de estresse e ansiedade;
- Melhoria da oxigenação dos tecidos moles e músculos;
- Melhores noites de sono.
- Precauções para massagem na gestação
Como em qualquer abordagem terapêutica para o bem-estar da mãe na gravidez, as mulheres devem discutir a massagem com o médico que está acompanhando o pré-natal, garantindo que não há contraindicações. A melhor maneira de lidar com a massagem nessa fase da vida é estar informada e trabalhar em conjunto com profissionais experientes.
Acompanhe também perfil geral do Portal iG no Telegram !
Muitos profissionais consideram que a melhor posição para uma gestante durante a massagem é deitada de lado (principalmente se a gestação estiver avançada). Por isso, busque sempre um profissional experiente e capacitado para realizar a massagem de forma segura.
Mamãe em forma pós-gestação
Além de ajudar na redução do estresse e ansiedade, e na melhoria do bem-estar em geral, uma massagem adequada pode ajudar as mamães a voltarem ao corpo que tinham antes da gestação. A técnica Mamãe em Forma, oferecida pelo Buddha Spa, usa manobras modeladoras e drenantes que auxiliam na redução de medidas e melhora na retenção de líquidos e toxinas no pós-parto. Essa terapia, que tem duração de 50 minutos, só pode ser aplicada 45 dias após o parto.
Fonte: Mulher