Neste ano em que comemoramos o sesquicentenário da imigração italiana ao Brasil e a recente visita do presidente da Itália ao nosso país, é importante lembrar e explorar as estreitas conexões culturais entre as duas nações.
O Brasil e a Itália são dois países que cativaram o mundo com suas histórias ricas, culturas vibrantes e identidades únicas.
Se mergulharmos nas conexões culturais entre os dois países, ficaremos surpresos pelo paralelos e pelos contrastes existentes. Formata-se um jogo complexo de intercâmbio de tradições, valores, ideias e expressões que definem as nossas essências étnicas.
Os laços culturais históricos datam do início da imigração italiana ao Brasil, em 1874, quando esses nossos antepassados deixaram a Itália em busca de novas oportunidades no Brasil.
Os laços históricos entre o Brasil e a Itália datam de vários séculos desde Américo Vespucci, com ondas de imigrantes influenciando a cultura brasileira na culinária, na enologia, na arquitetura e até no futebol e na música.
Se aprofundarmos esta reflexão histórica, vamos lembrar da capacidade de resistência dos dois povos que aceitaram intercâmbio de costumes e tradições muito similares em benefício de uma fusão cultural com grande empatia mútua.
Os dois países são conhecidos pela alegria de viver em suas inúmeras expressões culturais, desde os ritmos de samba nas ruas cariocas até as árias de ópera que lotaram sempre os centros líricos da Itália e do mundo.
Cada nação tem a sua própria herança artística com momentos de convergência cultural, oferecendo um olhar universal simbiótico que vai muito além das fronteiras e divisões geográficas.
Quando se sofre uma imersão na música, arte, literatura e gastronomia do Brasil e da Itália, vemos que juntos marcamos uma bela contribuição para os valores universais.
Como um valor profundo, a família, a comunidade e a tradição ancorado nas identidades comuns de hospitalidade, generosidade e fraternidade, transcendendo o tempo e o espaço.
Temos valores e ideais comuns que nos unem com aspirações universais de amor, conexões familiares e étnicas por meio de uma ponte que nos aproxima a cada dia, apesar da distância física.
Se formos lembrar dos vínculos culturais que nos unem, veremos que essa estreita relação enriquece os dois países, celebrando nossas diferenças e nossas semelhanças, transcendendo fronteiras.
Ao abraçarmos o Ethos de Brasil e Itália, comemoramos o espírito de iniciativa, criatividade e camaradagem que nos caracteriza, tecendo uma rede profunda marcada pela História, Arte e valores que ultrapassam tempo e espaço.
Se navegarmos nessa teia enorme de interesses e valores comuns, veremos o poder de transformação cultural, econômica e social que vão bem além da proximidade linguística e familiar.
Como descendente de italianos, neste momento relevante da imigração italiana ao Brasil, quero celebrar, por meio deste modesto texto, a riqueza deste intercâmbio, honrando a herança daqueles nossos antepassados que iniciaram esta jornada da ponte étnica em 1874.
Fonte: Nacional