Uma vida feita de escolhas, renúncias, e muito acerto. Marize Vanzin define assim sua trajetória como mãe e empreendedora. “Casar cedo foi uma escolha, trocar o financeiro pela confecção foi uma escollha, a gente sempre precisa abrir mão de algumas coisas por outras. E colocar muita energia naquilo que faz.”
Entre no canal do iG Delas no Telegram e fique por dentro de todas as notícias sobre beleza, moda, comportamento, sexo e muito mais!
Marize tem 43 anos, dois filhos, uma indústria de confecção e uma marca própria de moda fitness. Casou-se aos 19 anos e trabalhava na área financeira de uma empresa, quando o marido sugeriu que ela fosse para a empresa da família dele. “Meu sogro era alfaiate, meu marido cresceu dentro de uma fábrica de costura”, conta. Ela aceitou o desafio, mesmo não conhecendo nada sobre tecidos.
Nove anos depois, veio o desejo de ter o próprio negócio. “A gente já tinha know how de indústria e montamos a nossa empresa. No começo a gente fabricava para outras marcas, mas tinha o sonho de ter uma marca própria”, diz a empresária que fez um empréstimo de R$ 20 mil para colocar seu sonho em prática.
“Fizemos estudos de marca, pois o resto a gente já sabia. A Zero Açucar Fitness está completando dez anos e fabrica esportivo, shorts, camisetas, moletom, fitness. Começamos com equipe de vendas, com representantes, Hoje também temos uns 20 representantes, mas tem televendas na fábrica e estamos em mais de 700 pontos de venda em todo o Brasil em lojas multimarcas”, diz a empresária.
Com o tempo surgiu a necessidade de ter uma loja própria e a primeira foi aberta, há cinco anos, em Cascaval, cidade natal de Marize. “Há dois anos, abrimos uma segunda loja menos, para servir de planta para as franquia. A terceira franquia será inagurada em março”, revela, acrescentando que a Zero Açucar Fitness também vende pelo e-commerce.
Com um time de 300 colaboradores, 95% deles mulheres, Marize defende que todas são empreendedoras, cada uma com seu grau de importância. Para o Dia Internacional da Mulher foi produzido um vídeo mostrando a cadeia produtiva e prestigiando as mulheres da Zer Açúcar (veja abaixo).
Ela, que no início fazia os desenhos mesmo sem ter formação para isso, hoje tem uma equipe de estilo à sua disposição, mas tudo passa pelo seu olhar. O marido fica com parte produtiva, financeira, comercial. Ela com o marketing e o desenvolvimento de produto. Trabalhar com o marido é, segundo Marize, outro grande desafio. “Eu gosto de levar trabalho para casa, mas ele me segura, diz que quando estamos em casa é nosso momento família, filhos. Eu sou a que quero falar de trabalhou em casa, ele é que não deixa. Temos uma parceria que deu certo, tem sinergia”, admite.
Outra frente de atuação de Marize foi colocar o propósito de sua marca para a vida real. “Nós produzimos peças para as pessoas praticarem alguma atividade física, portanto eu vendo saúde, e sempre quis incentivar o esporte a todas as pessoas”, diz. Assim nasceu a corrida Zero Açucar Fitness, em fevereiro foi realizada a quarta edição, em Cascavel, no Paraná. “Foram mais de 650 atletas. Em casa, a familia inteira corre, eu e meu marido corremos. Há também um grupo de corrida da fábrica.”
Fonte: IG Mulher