A Nasa , agência espacial norte-americana, acompanha um asteroide recém-descoberto que poderá se chocar com o planeta Terra no dia 14 de fevereiro de 2046. Até o momento, a chance de colisão é 1 a cada 625, no entanto, o número está em revisão diariamente.
De acordo com o Escritório de Coordenação de Defesa Planetária da Nasa, ainda não há motivo para alertas, já que o asteroide tem 50 metros de diâmetro e uma chance ‘muito pequena’ de colidir com a Terra.
“Muitas vezes, quando novos objetos são descobertos, são necessárias várias semanas de dados para reduzir as incertezas e prever adequadamente suas órbitas anos no futuro”, disse a Nasa.
Batizado do asteroide
A agência espacial o batizou de 2026 DW , porque foi descoberto no dia 26 de fevereiro pelo Observatório MAP San Pedro de Atacama, no Chile.
“Os nossos analistas de órbita continuarão monitorando o asteroide 2023 DW e atualizarão as previsões à medida que mais dados chegarem”, afirmou a Nasa.
Atualmente, o corpo celeste está a 0,12 unidades astronômicas do planeta, e circula a uma velocidade relativa de 88 mil quilômetros por hora. Segundo análises, o objeto leva 271 dias para dar uma volta completa em torno do sol.
Entre no canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo. Siga também o perfil geral do Portal iG.
Fonte: IG Mundo