Ministrados por especialistas em diversas áreas da arte, cultura, sociologia, gastronomia, história, entre outros, os cursos e palestras da Casa Museu Ema Klabin vêm a cada ano despertando mais o interesse do público. Em março, a programação tem início com uma palestras online cujo tema é a mulher.
A professora do Instituto de Estudos Brasileiros da USP, Ana Paula Simioni, ministra a palestra “Do tabu à transgressão: mulheres artistas e a questão do nu”. O encontro aborda como as mulheres artistas se posicionaram em relação às práticas da representação do corpo despido e suas transformações ao longo do século XIX e primeiras décadas do século XX.
ZAP! Slam
No dia 11 de março, a Casa Museu Ema Klabin apresentou sua primeira edição de Slam com a participação do grupo Zona Autônoma da Palavra (ZAP! Slam), o primeiro dessa modalidade no Brasil, criado em 2008 pela poeta, atriz, diretora, roteirista, ex-apresentadora do programa Manos e Minas da TV Cultura e slammer Roberta Estrela D’Alva e realizado pelo Núcleo Bartolomeu de Depoimentos há 15 anos.
Roberta, uma das curadoras e apresentadoras dessa edição, conheceu a modalidade por meio de vídeos e, na volta de uma viagem aos Estados Unidos, se aprofundou no tema. Com o Núcleo Bartolomeu de Depoimentos, resolveu criar o ZAP! Slam. Desde então, vários outros grupos surgiram no Brasil. O evento tem entrada franca, com 100 lugares presenciais e transmissão ao vivo pelo canal da Casa Museu Ema Klabin no YouTube.
Mais que um evento poético, o Slam é um movimento social, cultural e artístico em todo o mundo, uma maneira em que poetas abordam criticamente temas como racismo, violência e drogas, entre outros, despertando o público para a reflexão através de performances de poesia falada em forma de competição.
Nesta edição, o ZAP! traz uma curadoria especial com os poetas Lews Barbosa (primeiro campeão paulista de slam em 2012), Lucas Afonso (campeão brasileiro de slam 2015), Tawane Theodoro (campeã paulista 2018) e Claudia Schapira (poeta e dramaturga do Núcleo Bartolomeu e uma das fundadora do Slam no Brasil).
Trio Neukomm
No dia 18 de março, às 17h, a casa museu receberá o Trio Neukomm no âmbito do programa Música no Museu, criado no Rio de Janeiro há 25 anos com direção e curadoria de Sérgio da Costa e Silva. Para esta apresentação, que integra uma programação realizada no Rio de Janeiro e em São Paulo, o trio interpretará obras de Sigismund von Neukomm, W. A. Mozart e H. Villa-Lobos. Participam do trio o oboísta Harold Emert, o violonista Eduardo Camenietzki e a pianista Aleida Schweitzer. Entrada gratuita com 100 lugares por ordem de chegada.
Serviço
Palestra
quinta-feira, 23 de março de 2023
das 19h às 21h – 95 vagas (cada) – classificação: 18 anos.
Inscrições no site: https://emaklabin.org.br
Gratuito*
Música
Sábado, 18 de março de 2023, às17h
100 lugares presenciais por ordem de chegada
Rua Portugal, 43 – Jardim Europa – São Paulo, SP
Gratuito*
Fonte: IG Mulher