Durante três dias, os participantes terão a oportunidade de se aperfeiçoar em dispositivos eletrônicos e conexão à internet em roupas, acessórios e sapatos
Foto: Divulgação
Você já ouviu falar em wearables tech? Se não, prepare-se para conhecer o universo dos vestíveis inteligentes. Smart bands, relógios conectados e muitas outras tecnologias já estão disponíveis no mercado, mas e se você pudesse levar essa tecnologia para suas roupas e acessórios? O NANA é o lugar certo para aprender e colocar em prática ideias inovadoras.
NANA é um bootcamp que oferece um método de ensino e aprendizagem para o universo dos wearables tech. Durante três dias, os participantes terão a oportunidade de se aperfeiçoar em dispositivos eletrônicos e conexão à internet em roupas, acessórios e sapatos. O objetivo do bootcamp é proporcionar uma experiência imersiva de aprendizagem que mescla a teoria com a prática dentro do espaço aberto da Campus Party de Brasilia.
Para deixar tudo ainda mais emocionante, o bootcamp terá uma cliente real: Bianca Jhordão, a cantora da banda Leela, será a persona para a ideia e realização das peças, com o objetivo de desenvolver uma peça para que ela possa performar em shows com a banda.
O primeiro dia do bootcamp será focado em instrumentalizar os participantes no universo da eletrônica, materiais condutivos flexíveis e programação com Arduino. Na sequência, os times (4 a 5 pessoas) começarão a ideação e a prototipação fazendo uso de eletrônica, fabricação digital e de máquinas de corte e costura. Ao final, teremos um desfile com as peças produzidas.
Além do bootcamp, o espaço Fashion Tech abrigará uma mostra de peças de outros bootcamps e peças wearables produzidas com o foco em moda e performance. Tudo isso com o apoio da Mamute Eletrônica que é especializada em fornecer materiais de eletrônica para o mundo do wearables e iot e da Conceito Manequins que fabrica e distribui manequins pelo Brasil.
O bootcamp NANA acontecerá dias 06, 07 e 08 de abril das 10h às 20h no no espaço Fashion Tech da Campus Party de Brasília.
PROGRAMAÇÃO DO EVENTO
Dia 06
10h00 – Boas vindas aos participantes com apresentação de Lina Lopes, Luis Leão, Aline Martinez e Mau Jabur
10h30 – Divisão em grupos de 4 pessoas para exercícios com o NANA zeta para familiarização com circuitos flexíveis (fotos no link do gphotos)
11h30 – Prototipação “suja” com o NANA zeta
12h00 – Almoço
13h00 – Arduino Lovers (exercício em dupla, ao menos um da dupla precisa trazer um laptop)
15h00 – Criação de grupos para a competição, ops, para a aprendizagem com propósito
Ideação e apresentação da Persona Bianca
Aline Martinez vai apresentar alguns exemplos de trabalho de figurino wearables tecnológico para shows e bandas.
Luis Leão vai apresentar o Design Sprint.
Lina Lopes apresentará sensores e atuadores possíveis e outros materiais específicos de wearables tech.
Maurício Jabur vai apresentar as possibilidades com eletrônica analógica e circuitos integrados.
16h00 – Começa as ideações em cada grupo. Os mentores estarão circulando para conversar e tirar dúvidas.
18h00 – Cada grupo precisa ter a lista de produção e ficha técnica da peça para começar o mão na massa.
Dia 07
10h00 – Turma do Drone Lab vai apresentar a peça criada no último bootcamp de wearables em parceria com o NANA.
10h30 – Os grupos começam o mão na massa valendo! Os mentores estarão circulando para conversar e tirar dúvidas.
18h00 – Avaliação dos protótipos funcionais e organização para produção de acabamento para o dia seguinte.
Dia 08
10h00 – A gente começa o dia com videomapping em saia inflável
10h30 – Os grupos começam o mão na massa valendo! Os mentores estarão circulando para conversar e tirar dúvidas.
18h00 – Desfile
COMO FUNCIONA O EVENTO
O NANA e o espaço Fashion Tech da Campus Party optaram pelo sistema de bootcamp como proposta para a produção. É um evento imersivo focado em criação e desenvolvimento. Aqui algumas questões importantes sobre a participação:
- Todo o processo será filmado e fotografado. Todos os envolvidos precisam assinar o termo de uso de imagem.
- Todos os projetos serão publicado como projetos abertos (creative commons) e alimentarão uma plataforma wiki focada em wearables tech.
- Todas as peças quando apresentadas dentro ou fora do Brasil serão creditados os autores envolvidos (para isso, a documentação é muito importante).
- As peças finais, resultado do processo de bootcamp, serão doadas para o acervo do NANA de modo que a cantora Bianca Jhordão possa usar em seus shows/lives.
- Os participantes, ao final, terão acesso as fotografias e vídeos produzidos sobre as peças de modo que possam usar livremente.
Informações adicionais estão disponíveis no site https://bootcamp.nana-kit.com