Pequim ;está coberta por uma tempestade de areia que dificulta o respirar na cidade nesta quarta-feira (22). O fenômeno é uma mistura da poluição industrial e uma névoa espessa. Esta é a terceira vez no mês em que acontece e é a pior em dois anos, segundo as autoridades chinesas.
O Centro de Monitoramento Ecológico e Ambiental de Pequim pediu que os moradores permaneçam em casa devido à areia e poeira que chegam da periferia. ;O índice oficial da qualidade do ar na capital chinesa chegou a 500, o que significa uma “poluição grave”.
A população das áreas afetadas devem “proteger-se bem do vento e da areia e fechar as portas e janelas”, recomendaram os serviços meteorológicos, que também pedem pelo uso de máscara.
Segundo o ;medidor de poluição da Embaixada dos EUA em Pequim, os níveis de pequenos poluentes relacionados aos escapamentos de carros e fábricas têm sido significavelmente ;altos nas últimas semanas.
Apesar da grande poluição de ar fétido agora na China, Pequim ;atua na limpeza do ar, substituindo o carvão por gás natural de queima mais limpa, incentivando veículos elétricos e afastando algumas indústrias que geram mais poluentes dos centros urbanos.
Entre no ; canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo. ;Siga também o ; perfil geral do Portal iG.
Fonte: Internacional