Após o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PL) adiar a viagem à China para tratar de uma ;broncopneumonia bacteriana e viral por influenza A , parlamentares da oposição dizem que o mandatário escolheu não ir à Ásia por conta do r etorno de Jair Bolsonaro (PL) ao Brasil .
O senador Carlos Portinho (PL) disse nas redes sociais: ;”Lula adia viagem devido a chegada de Bolsonaro. Quem está sendo pautado? Segue o líder!”, escreveu o parlamentar. ;
Acompanhando o senador, o deputado ;federal Daniel Freitas (PL-SC) compartilhou uma mensagem de um apoiador que dizia ter “algo estranho acontecendo” no adiamento da viagem de Lula.
Retorno confirmado pelo PL
Jair Bolsonaro (PL) ;volta ao ; Brasil ; dia 30 de março, segundo o ;presidente nacional do PL, Valdemar da Costa Neto. O ex-mandatário está nos ; Estados Unidos ;desde 30 de dezembro de 2022, quando embarcou dias antes de encerrar o mandato como Presidente da República.
Bolsonaro irá pousar em Brasília às 7h30. “Ficamos no seu aguardo Capitão, para juntos lutarmos por um Brasil mais justo e livre”, disse Valdemar em um comunicado publicado nas redes sociais do ;PL ;.
Na última sexta-feira (24), ;o ex-ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira, declarou que ;Bolsonaro adiou a volta para o Brasil por conta das passagens aéreas .
“Sabe por qual motivo Bolsonaro vai escolher o dia que está voltando? Pois ele escolheu o dia em que a passagem é mais barata e vem de (classe) econômica. Esse é o Bolsonaro”, disse Ciro Nogueira à Globonews.
Pneumonia de Lula
O presidente precisou ; adiar novamente uma viagem à China por apresentar um quadro de broncopneumonia bacteriana e viral por influenza A. ;O adiamento já foi comunicado às autoridades chinesas com a reiteração do desejo de marcar a visita em nova data.
Segundo os médicos do presidente, ele faz tratamento venoso para tratar a pneumonia e o vírus da influenza .
“O presidente está há dois dias em tratamento. Ainda está tomando antibióticos e antivirais na veia. Não fazia sentido ele pegar um voo de 36 horas sem estar curado. O presidente podia piorar”, Roberto Kalil, médico de Lula e coordenador da Oncologia do Hospital Sírio Libanês, em entrevista ao colunista do jornal O GLOBO, Lauro Jardim.
Na última sexta-feira (25), Lula havia remarcado o embarque à China para domingo (26) de manhã . No entanto, após reavaliação médica, ele só poderá viajar quando estiver curado.
“Após reavaliação no dia de hoje e, apesar da melhora clínica, o serviço médico da Presidência da República recomenda o adiamento da viagem para China até que se encerre o ciclo de transmissão viral, disse a doutora ;Ana Helena Germoglio em nota através da ;Secretaria de imprensa da Presidência da República.
Entre no ; canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo. ;Siga também o ; perfil geral do Portal iG.
Fonte: Nacional