Mais uma modinha perigosa vem tomando conta das redes sociais. Mulheres que se consideram “muito magras” se gabam nas redes sociais dos benefícios de um anti-histamínico, usado para ganhar peso e aumentar o tamanho dos glúteos, ignorando os riscos para a saúde de ingerir o medicamento. As autodenominadas “skinny” (“magrelas”, em inglês) exibem sua descoberta no Instagram, TikTok e YouTube e asseguram que as permite conseguir as tão desejadas “formas”, ou seja, glúteos e seios volumosos.
Entre no canal do iG Delas no Telegram e fique por dentro de todas as notícias sobre beleza, moda, comportamento, sexo e muito mais!
As imagens feitas antes e depois da ingestão do fármaco, vendido livremente na Europa por menos de 10 euros a caixa, mostram um aumento de peso visível em poucas semanas. Porém, o medicamento tem como principio ativo a ciproeptadina, recomendado para pessoas alérgicas e não funciona como um suplemento alimentar.
Thiago Martins, biomédico mineiro, fisioterapeuta dermatofuncional e mestre em medicina estética, ressalta que algumas usuárias de redes sociais muito magras estão postando em seus perfis sobre o uso de anti-histamínico para ganhar peso.
“Temos vários pontos negativos que devem ser abordados nesta prática. Pode acontecer de o indivíduo fazer uso de uma superdosagem do medicamento e, com isso, ter alucinações, além de efeitos colaterais como muita sonolência. O que ocorre, na verdade, quando se toma um remédio para ganhar peso com anti-histamínico, é volume nos glúteos, nos seios, mas também no corpo inteiro e, com isso, há um aumento de gordura”, explica Martins.
Segundo ele, é muito importante salientar para o risco dessa superdosagem. “São pessoas que não estão à procura de profissionais habilitados. Elas veem no TikTok ou Instagram e a partir daí decidem tomar, sem entenderem sobre os riscos. Qualquer resultado, seja de emagrecimento, ganho de massa e até de peso, depende de uma série de fatores e todos eles demandam tempo e constância”, diz o especialista.
É fundamental procurar orientação de um nutricionista e/ou nutrólogo gabaritado para prescrever uma dieta conforme as necessidades do paciente, ter cuidado com a hidratação do corpo ao longo do dia, realizar atividades físicas diariamente com amparo de um educador físico experiente, além de realizar procedimentos estéticos corporais para melhorarem ainda mais esses resultados.
Acompanhe também perfil geral do Portal iG no Telegram !
“De nada adianta engordar para conseguir aumentar o volume corporal, sendo que, para ter um bumbum durinho, por exemplo, seja necessário trabalhar a musculatura”, recomenda o biomédico.
Fonte: Mulher