7 mitos e verdades sobre cabelos

Entretenimento

7 mitos e verdades sobre cabelos
Redação EdiCase

7 mitos e verdades sobre cabelos

Cuidados com os cabelos são um assunto que desperta muita dúvida, carregando uma gama de mitos e verdades. Para esclarecê-los, conversamos com a Dra. Cristiane Braga, médica especialista em dermatologia, medicina estética e tricologia. Confira!

1. Devo lavar os cabelos com mais cuidado no verão?

Verdade. Os cabelos devem ser lavados com alguns cuidados para evitar o ressecamento excessivo: usar água morna (ou fria, quando possível), usar um xampu para cabelos normais e sempre aplicar um condicionador ou uma máscara nos fios (exceto no couro cabeludo) para melhorar a hidratação.

2. Água muito quente danifica os fios?

Verdade . Danifica, pois desidrata os fios e, dependendo da temperatura da água, pode até desnaturar suas proteínas. Quando a água está acima de 36°C, ela estimula a produção das glândulas sebáceas , o que pode colaborar para a queda de cabelo, deixá-lo opaco e quebradiço.

3. Dormir com os cabelos molhados prejudica a raiz?

Verdade . Isso acontece porque o couro cabeludo úmido cria um ambiente propício para o crescimento de fungos e bactérias, aumentando a chance do desenvolvimento de dermatite seborreica.

4. Chá de camomila clareia o cabelo?

Verdade . O extrato seco de camomila, presente no chá, possui substâncias clareadoras que, em contato com a radiação UV (sol) , são potencializadas.

5. O cloro deixa o cabelo esverdeado?

Mito . Na realidade, o cloro provoca uma oxidação do pigmento, deixando-o menos intenso. Nos cabelos loiros, pode ficar levemente esverdeado.

6. O sol pode queimar o cabelo?

Verdade . Assim como na pele , a radiação UV também danifica os fios, desnaturando suas proteínas e tornando-os frágeis, ressecados e opacos.

7. Passar abacate nos fios ajuda a hidratá-los?

Verdade . O abacate possui óleos vegetais que melhoram muito a hidratação dos fios.

Fonte: Mulher

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *