O Censo de Criadores de Conteúdo do Brasil (CCCB), realizado e lançado de forma inédita ao mercado pela Squid, empresa de tecnologia líder em marketing de influência, apontou quais são os criadores de conteúdo que mais inspiram os influenciadores brasileiros.
Entre no canal do iG Delas no Telegram e fique por dentro de todas as notícias sobre beleza, moda, comportamento, sexo e muito mais!
O estudo avaliou a fonte de inspiração dentro e fora das redes sociais e teve como referência nomes com os quais os influencers se identificam e, principalmente, se inspiram. Os nomes foram divididos em duas categorias, sendo a primeira os criadores de conteúdo mais lembrados pelos outros influenciadores e a segunda, os que mais inspiram.
“Notamos que os grandes influenciadores se tornaram ídolos, porque os outros influenciadores os veem como uma referência do que desejam ser e acreditam que conseguem se tornar, se inspirando em suas histórias e trajetórias de vida, principalmente em como começaram pequenos e se tornaram gigantes”, diz Duda Dias, gerente de Market Insights da Squid.
Nos dois rankings, Virgínia Fonseca aparece em primeiro lugar. Bianca Andrade (Boca Rosa) e Carlinhos Maia também fizeram dobradinha, com a segunda e terceira colocações, respectivamente.
Top 10 “inspiração”
Nesta categoria, com mais de 1.900 nomes citados de forma espontânea, uma das questões abordadas aos participantes da pesquisa e que foram verificadas pelo Censo foi a questão de muitos influenciadores terem iniciado suas trajetórias de forma modesta e tímida e terem chegado onde chegaram. Por isso, acabaram por se tornar uma inspiração.
Top 10 “mais lembrados”
Uma das conclusões do estudo é de que os influenciadores se unem para apoiar uns aos outros. “Existe entre eles a ideia de que todos possam crescer e se desenvolver na profissão de forma conjunta, na qual o topo é para todos. É possível verificar uma visão de fortalecimento do segmento, reconhecimento e inspiração nesse setor. Por exemplo, um criador fala sobre o outro e incentiva que ele seja igualmente seguido por sua base”, destaca Duda Dias.
O Censo também ouviu os nomes mais lembrados pelos influenciadores brasileiros. Ao todo, foram citados mais de 1.500 nomes. Confira o ranking abaixo:
O Censo dos Criadores de Conteúdo do Brasi (CCCB) é o primeiro raio-x completo do criador de conteúdo brasileiro. A pesquisa coletou dados de mais de 4.500 influenciadores brasileiros durante o período de 01 a 31 de janeiro de 2023, apresentando um total de 98.5% de índice de confiabilidade.
Fonte: Mulher