O simulador de escada é uma paixão nacional nas academias. Até Sabrina Sato compartilhou no Instagram sua rotina de treinos que inclui o aparelho, responsável pela tonificação dos músculos das pernas e glúteos.
Entre no canal do iG Delas no Telegram e fique por dentro de todas as notícias sobre beleza, moda, comportamento, sexo e muito mais!
O Brasil é o país que mais utiliza escada nos treinos, com uma maior demanda do que o transport: aeróbico e atividade de baixo impacto. Se você gosta de treinar e quer saber mais sobre esse aparelho, confira as dicas do diretor técnico da Bodytech Company, Eduardo Netto.
Entre os benefícios do simulador de escada estão: melhorar a saúde cardiovascular, queimar calorias, fortalecer quadríceps e isquiotibiais, fortificar panturrilhas e glúteos, contribuir para a saúde óssea, auxiliar no equilíbrio e na coordenação, melhorar o condicionamento físico geral e outros. Personalidades da mídia também são adeptas da escada, como: Fernanda Souza, Giovanna Ewbank, Gabriela Pugliesi entre outras.
Acompanhe também perfil geral do Portal iG no Telegram !
O profissional de educação física e diretor técnico da Bodytech Company, Eduardo Netto, dá dicas de como usar o aparelho de forma mais dinâmica e assertiva. “Os treinos realizados nas escadas propiciam uma excelente opção de treino cardiovascular, além de favorecer o fortalecimento dos principais grupos musculares da parte inferior do corpo e mais importante, com baixo impacto e de uma maneira muito funcional”, ressalta Eduardo.
Ele também alerta para os principais cuidados que devem ser evitados: – Realizar a atividade com apoio apenas da parte anterior do pé – Fique em pé com as mãos colocadas (levemente) nos corrimãos. Sem exagerar na força das mãos. – Evite inclinar-se ou debruçar sobre a máquina para se apoiar. Isso pode significar que você precisa ajustar o nível. – Curvar-se sobre a máquina dá uma falsa sensação de eficiência. – Uma boa postura lhe dará um treino melhor com menos risco de lesões. – Curvar-se para a frente sobrecarrega os músculos do pescoço e das costas. Esses são os mesmos músculos que já estão sobrecarregados com má postura, sobrecarregados pelo uso contínuo de computador e smartphone. – Alterar o padrão de subida, como: Desviar, girar em círculos ou qualquer outra coisa que não esteja subir para cima. – Utilizar uma variação de chutar a perna para trás entre a subida de um de grau ao outro.
Vale ressaltar que antes de começar qualquer atividade física, é importante se consultar com um cardiologista para uma avaliação completa e durante o treino, ter o acompanhamento de um profissional de Educação Física.
Fonte: Mulher