Fundada em 2020 pelo estilista alagoano Antonio Castro, Foz é uma marca de moda autoral que reúne tradição e contemporaneidade em peças atemporais que reforçam e refletem as referências da cultura popular brasileira.
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Para tanto, o designer se debruça sobre as técnicas artesanais e considera o feito à mão como um elemento central em seus processos de criação. Esta é a primeira vez da marca na SPFW, na qual apresenta um fashion film com a coleção O Arraial pt. 2, inspirada na tradição dos festejos juninos.
Feitas em parceria com artesãos de regiões distintas de Alagoas, as peças abrigam técnicas artesanais tradicionais do estado, dentre elas, o bordado redendê e a cestaria com a fibra de ouricuri.
Porém, antes mesmo de ser selecionado para a participar da principal semana de moda da América Latina, suas produções começaram a chamar a atenção de alguns nomes fortes na música, no teatro, na TV e no cinema, como os globais Lázaro Ramos, Nicolas Prattes e Clarissa Pinheiro, além dos cantores Emicida, Criolo, Linn da Quebrada e Saulo.
“Desde que lancei a marca, em 2020, comecei a receber pedidos de vários stylists interessados em compor os looks de artistas com os quais me identifico. Acredito que isso é resultado da mensagem que as minhas peças comunicam. A Foz é para pessoas que entendem a importância de valorizarmos a rica produção das comunidades artesanais espalhadas pelo Brasil”, afirma.
Quem é o Antonio Castro
Formado em Design de Moda com habilitação em Estilismo pelo Centro Universitário Senac, Antônio passou a infância e adolescência entre a turística Maceió – onde nasceu – e outras cidades do sertão alagoano. As primeiras criações vieram por volta dos 14 anos de idade, quando incentivado por uma gincana cultural no colégio começou a desenvolver o figurino de uma peça teatral da escola. A experiência o estimulou a seguir com sua produção.
Alguns anos mais tarde, durante a faculdade, estagiou com a Fernanda Yamamoto, um dos nomes brasileiros mais proeminentes do slow fashion, categoria na qual também enquadra seu trabalho com a Foz. Além disso, teve passagens pelas equipes de figurino do Sesc Consolação e Casa de Criadores. Também trabalhou ao lado de Zizi Carderari, designer de produto que é referência no trabalho com comunidades artesanais espalhadas pelo país. A trajetória, na qual o artesanal sempre esteve presente, acabou dando sustentação à criação da Foz em 2020. Apenas dois anos depois, em 2022, foi reconhecido pela revista ELLE como uma das sete marcas de jovens estilistas mais promissoras do mercado nacional.
Seu trabalho de conclusão de curso foi o embrião que serviu para estruturar a estética e o conceito por trás da Foz. Sua primeira peça, a Bolsa Lourdes, que misturava madeira, couro e o bordado Boa Noite, tradicional do Alagoas, reforçou a ideia de que suas criações precisavam abrigar as referências de sua origem. A bolsa lhe rendeu, em 2018, antes mesmo do lançamento da Foz, o segundo lugar no 6º Prêmio Objeto Brasileiro, realizado pelo Museu A CASA do Objeto Brasileiro e que reconhece o melhor da produção artesanal no Brasil.
Em 2020 e 2022, a marca voltou a ser premiada pelo museu com a coleção de lançamento, feita com artesãs de Entremontes, e com o Kimono Inbordal, desenvolvido em parceria com artesãs do Instituto do Bordado Filé, ambas referências no artesanato alagoano. “Para mim, o estado de Alagoas é uma fonte inesgotável de inspiração”, completa Castro.
Em 2022, a marca também assinou uma coleção de roupas e acessórios desenvolvida em parceria com a Flávia Aranha. Em todos os trabalhos, a produção segue os preceitos do slow fashion, que defende a produção e o consumo consciente e estimula a economia circular.
Estreia na SPFW
A FOZ é uma das sete marcas que estreiam na edição 55 da São Paulo Fashion Week. Mantendo o formato que começou a partir da pandemia, em 2020, os estreantes participam por meio de Fashion Films, produções onde apresentam os conceitos, estética e inspirações de suas novas coleções. O Arraial deve ser exibido no dia 24 de maio, no shopping Iguatemi, em São Paulo.
Com direção de Paulo Accioly, para a produção do vídeo, Castro buscou profissionais locais de Maceió, sendo a maior parte da equipe composta por amigos de infância. “No meu fashion film, a ideia é trazer um pouco do São João não televisivo, aquele que é comemorado de forma mais intimista e em família. Por isso, representamos os povoados sertanejos e ribeirinhos, como muitos que existem por aí, que têm suas tradições, mas que se mantêm contemporâneos. O roteiro é sobre amor e juventude num sertão contemporâneo”, finaliza Castro.
Todas as peças de O Arraial pt. 2 estarão disponíveis para compra na semana seguinte ao lançamento, a partir do dia 26 de junho em sua loja física, na Galeria Metrópole, e do dia 29 de junho no Festival Nordestesse, que reúne marcas autorais e criativas de todo o nordeste.
Fonte: Mulher