O governador da Flórida e pré-candidato à Presidência dos Estados Unidos, Ron DeSantis , disse que está analisando anistiar os envolvidos nas invasões ao Capitólio , ocorridas no dia 6 de janeiro de 2021, caso vença as eleições. As informações foram divulgadas pelo jornal NBC News.
DeSantis é o rival de Dolnad Trump para assumir a vaga dos Republicanos na corrida presidencial. Segundo o governador , ele vem analisando a possibilidade de perdoar os invasores , os ativistas contra o aborto, e os pais que foram presos por ações ocorridas em reuniões de conselho escolar. O número de envolvidos no ataque ao Capitólio chega a mais de 1.000 pessoas, sendo mais de 480 condenadas. Outras centenas de pessoas já foram identificadas, mas sem serem indiciadas.
Outro ponto levantado por DeSantis é que ele cogita perdoar Trump , caso o ex-presidente seja acusado por delitos federais. Os dois são os com maiores percentuais de chance de concorrerem à presidência pelo Partido Republicano , gerando provocações com frequência entre eles.
A anistia dos envolvidos nos ataques no Capitólio é um assunto que já havia sido levantado por Trump anteriormente, sendo o próprio ex-presidente um dos investigados na ação por possível envolvimento.
DeSantis cedeu uma entrevista a um programa conservador de rádio, ao qual afirmou que “qualquer exemplo de tratamento diferenciado baseado em política ou em instrumentalização seria investigado, não importa quão grande ou pequeno”.
Fonte: Internacional