A Virgin Galactic , empresa de turismo espacial de Richard Branson, anunciou nesta quinta-feira (15) que irá realizar o primeiro voo comercial para o espaço no dia 27 de junho. Com isso, as ações da companhia dispararam 40% na abertura do mercado de Nova York nesta sexta (16).
O voo será chamado de Galactic 01 e terá, entre os tripulantes, pesquisadores da Força Aérea Italiana e do Conselho Nacional de Pesquisa da Itália.
Entre no canal do Brasil Econômico no Telegram e fique por dentro de todas as notícias do dia. Siga também o perfil geral do Portal iG
A empresa sofreu com inúmeros adiamentos da tentativa, mas agora garante que conseguirá realizar a operação. Sendo assim, os mais de 800 turistas que já adquiriram o voo poderão se encher de esperança novamente.
A data, no entanto, não é fixa, pois depende das condições do dia. A empresa, portanto, tem uma janela de 27 a 30 de junho para decolar o avião espacial VSS Unity para fora do Spaceport America, no Novo México.
A tripulação do Galactic 01 conduzirá experimentos no ambiente de microgravidade do espaço, disse a Virgin Galactic.
A companhia disse ainda que pretende realizar o segundo voo comercial em agosto, o Galactic 02, dando início à série de voos ao espaço.
Sem dar detalhes, a empresa indicou que o 2º voo poderá, finalmente, levar turistas ao espaço.
A Virgin Galactic retornou recentemente aos voos espaciais depois de quase dois anos com um voo de teste chamado Unity 25, que enviou seis funcionários da empresa para o limite do espaço e voltou. A empresa havia planejado operações comerciais desde que levou Branson, seu fundador, ao espaço em julho de 2021.
Fonte: Tecnologia