ChatGPT: EUA abrem investigação por supostos danos aos consumidores

Geral

ChatGPT
Wikimedia Commons

ChatGPT

A Comissão Federal de Comércio dos EUA (FTC) anunciou nesta quinta-feira (13) o início de uma investigação sobre a OpenAI , empresa responsável pelo ChatGPT . De acordo com informações divulgadas pelo Washington Post, a OpenAI está sendo acusada de violar leis de proteção ao consumidor, colocando em risco a reputação e os dados pessoais dos usuários.

Até o momento, tanto a OpenAI quanto a FTC não se manifestaram. No entanto, em uma publicação realizada em junho, a FTC já havia levantado preocupações sobre a inteligência artificial generativa e a considerou um dos principais pontos de atenção do Escritório de Tecnologia do órgão.

No mês passado, o norte-americano Michael Bennet escreveu para as principais empresas de tecnologia, pedindo que as empresas rotulem o conteúdo gerado por IA e que limitem a disseminação de materiais projetados para enganar os usuários. Além disso, em abril, o congressista apresentou um projeto de lei visando à criação de uma força-tarefa para analisar as políticas dos Estados Unidos relacionadas às novas inteligências artificiais que estão surgindo no mercado.

Para lidar com as oportunidades e riscos apresentados pela inteligência artificial generativa, o Instituto Nacional de Padrões e Tecnologia, uma agência não regulatória vinculada ao FTC, lançará um grupo de trabalho público composto por especialistas voluntários no campo da IA.

O ChatGPT conquistou grande popularidade, tornando-se uma das ferramentas mais utilizadas na internet. Desde o seu lançamento já conta com mais de 100 milhões de usuários.

Fonte: Tecnologia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *