As quatro crianças colombianas que passaram 40 dias perdidas na selva após um acidente de avião tiveram alta hospitalar nesta quinta-feira (13). Os jovens indígenas ficaram 34 dias internados após o resgate, que aconteceu em 9 de junho.
De acordo com Astrid Cáceres, diretora do Instituto de Bem-Estar Familiar (ICBF), Lesly, de 13 anos, Soleiny, 9 anos, Tien Noriel, 5 anos, e Cristin, um ano, reuniram as condições físicas necessárias para serem liberados.
“As três meninas e o menino estarão sob nossos cuidados e cuidaremos para que estejam bem para retornarem ao seu ambiente familiar o mais rápido possível, desde que seus direitos sejam garantidos”, destacou em entrevista coletiva realizada nesta sexta-feira (14).
As crianças estavam em um avião que caiu no dia 1° de maio e levou à morte de três adultos. Um dos três corpos encontrados é da mãe dos jovens. Outra vítima foi um dos líderes da comunidade indígena da etnia uitoto. O acidente ocorreu na província de Caquetá, localizada ao sul da Colômbia.
A aeronave que caiu era do modelo Cessna 206, decolou de Araracuara e tinha como destino a cidade de San Jose del Guaviare. Pouco depois da decolagem, o piloto informou ao centro de controle que estava com problemas no motor do avião e emitiu um alerta de socorro antes do veículo sumir dos radares.
Fonte: Internacional