No inverno, os óleos essenciais podem ajudar a promover bem-estar e aquecimento para a pele, além de oferecer conforto respiratório nesse período. “Para muitas pessoas, o inverno pode ser uma estação de desconfortos na pele e na respiração. Os óleos essenciais sãos produtos naturais que ajudam a cuidar de necessidades específicas da época, contribuindo para o autocuidado como um todo”, destaca Carla Dantas, especialista da Phytoterápica. Confira algumas dicas.
Dicas para aquecer as extremidades do corpo em noites frias:
Uma sinergia misturando óleos considerados mais quentes pode ajudar a esquentar pernas e pés na hora de dormir.
Produtos indicados : óleo essencial de canela, óleo essencial de gengibre e óleo vegetal de gergelim.
Sugestão de uso : Em 60ml de óleo vegetal de gergelim, misture uma gota de óleo essencial de canela e 10 gotas do óleo essencial de gengibre. Em seguida, massageie as pernas e os pés com a sinergia.
Aromatização do ambiente para conforto respiratório:
Para muitas pessoas, a época também está associada a desconfortos respiratórios, que podem ser amenizados com a ajuda dos óleos essenciais.
Produtos indicados : óleo essencial de alecrim, cedro, eucalipto-glóbulos, eucalipto-staigeriana, hortelã-pimenta e tomilho.
Sugestão de uso : Para aromatização do ambiente, utilize 5 a 8 gotas no aromatizador. Para aromatização pessoal, utilize duas gotas no colar aromático.
Proteção da pele do ressecamento:
No inverno, a pele tende a ficar mais seca, e uma boa sinergia entre manteigas e óleos vegetais pode melhorar a hidratação e o aspecto da pele.
Produtos indicados : óleo vegetal de castanha-do-pará, manteigas corporais (Equilibrium, Relax e Harmonize) e o mix de manteigas brasileiras.
Sugestão de uso : o óleo vegetal de castanha-do-pará pode ser utilizado puro na pele, promovendo umectância e emoliência, evitando o ressecamento e a descamação. As manteigas podem ser utilizadas nas regiões dos cotovelos e joelhos, ajudando a hidratar e proteger a pele dessas regiões.
Fonte: Mulher