Dados da OMS, Data Folha, CFF e Sesi acendem alerta para importância da atividade física no combate aos transtornos mentais 

Geral

Após analisar o cenário preocupante da saúde mental e bem-estar da população brasileira, especialista da área fitness da Bluefit aponta dicas para acabar com as desculpas para não treinar, sair do sedentarismo e cuidar da saúde mental

Foto: Divulgação/Evato

Neste mês de conscientização do Setembro Amarelo, a Organização Mundial de Saúde (OMS) reforça que 10% da população mundial sofre com transtornos mentais, sendo que o Brasil está no ranking de mais pessoas com ansiedade e depressão, o número chega em quase 19 milhões de pessoas. Já conforme o Datafolha, são 07% dos brasileiros que possuem saúde mental precária ou muito ruim, com taxa de jovens (entre 16 e 24 anos) em 13% e mulheres em 09%.

Em contrapartida ao cenário preocupante, o Conselho Federal de Farmácia (CFF) identificou um aumento na procura por remédios psiquiátricos, chegando a 58% entre 2017 e 2021. Os dados acendem o alerta para importância da atividade física para a manutenção da saúde mental e bem-estar, além de demonstrar que há uma taxa elevada de sedentarismo entre os brasileiros. “É uma informação inquietante, que mostra a precariedade da saúde de nossa sociedade que, também, anda sedentária, sem praticar exercícios físicos, essenciais para a manutenção da saúde mental e bem-estar”, explica Vinícius Ribeiro, diretor nacional de operações da Bluefit.

A avaliação apontada pelo profissional da área fitness da Bluefit está representada na pesquisa Saúde e Trabalho, feita pelo Serviço Social da Indústria (Sesi), que concluiu que somente 52% dos brasileiros raramente ou nunca praticam atividades físicas. “Não é segredo para ninguém que a prática de exercícios físicos traz uma série de benefícios para o organismo como, por exemplo, aumentar a força física, a disposição, melhorar o sono e a saúde vascular. Além disso, ela também é um dos grandes aliados da saúde mental e, quando temos dados elevados de transtornos mentais, pode apostar que a taxa de sedentarismo também é preocupante”, completa Vinícius Ribeiro.
A prática regular da atividade física previne doenças como hipertensão, diabetes, obesidade e doenças cardiovasculares, além de beneficiar a manutenção do bem-estar e saúde mental, colaborando para prevenir ou melhorar sintomas de depressão, ansiedade, autoestima, problemas de autoimagem e menor risco de doenças como Alzheimer e Parkinson.

“Os benefícios estéticos da prática regular de exercícios físicos são pequenos diante da qualidade de vida que se ganha ao sair do sedentarismo. Tinha problemas pulmonares e desde que comecei fazer musculação e aulas coletivas, como de Sprint e RPM, minha melhora na saúde pulmonar, mental e bem-estar, são perceptíveis. Inclusive, deixei de usar bombinha de asma”, confessa o jornalista, Ary Silva, que voltou a fazer exercícios físicos há 6 meses, após 7 anos de sedentarismo.
Para acabar com as desculpas para não treinar, o profissional de educação e física e diretor nacional de operações da Bluefit, Vinícius Ribeiro, elenca 4 opções de atividades simples para sair do sedentarismo e cuidar da saúde mental. São elas:

1.     MusculaçãoAlém de benefícios estéticos, a musculação é capaz de melhorar o condicionamento cardiorrespiratório, auxiliar no emagrecimento, no ganho de massa muscular, diminuindo a quantidade de gordura e os riscos de diabetes. Também é indicada por aumentar a autonomia de todos os praticantes, uma vez que garante disposição física.
2.     Aulas coletivasPara quem não gosta de musculação, uma opção é buscar as aulas coletivas, geralmente oferecidas em redes de academias ou até por prefeituras. Nesse tipo de aulas é oferecida a oportunidade de socialização e manutenção da saúde mental e emocional, por incentivar a união entre os alunos. Afinal, é possível fazer exercícios físicos e ainda se divertir com amigos ou fazer novas amizades.
3.     CaminhadasA caminhada é uma atividade física corriqueira e pode ser realizada em academias, parques, trilhas e praças. Esta atividade física tem o poder de auxiliar a dilatar os brônquios e prevenir inflamações nas vias áreas, como bronquite.
4.     Passeios de bicicletaO ciclismo é uma atividade conhecida por ajudar a melhorar condicionamento físico por requerer esforço de seus praticantes. Com o tempo, o corpo consegue se habituar ao ritmo e a constância, auxiliando na diminuição de gordura e definição dos membros inferiores.Ele pode ser realizado em parques, trilhas e praças, mas também em academias que oferecem essa opção nos espaços de musculação ou nas grades de aulas como aulas coletivas de RPM e Sprint.

SOBRE A BLUEFIT – Com mais de 130 unidades distribuídas por todo o Brasil, a Bluefit é a rede de academias com o melhor custo-benefício do país. Por meio de unidades amplas e modernas, os alunos têm acesso à equipamentos de última geração, grade de aulas de Jiu-jitsu, Muay Thai, Boxe, Boxe Chinês, B-fight, Kickboxing, Judô, B-run, Bike Indoor, Sprint, Step, Pilates, Alongamento, DeRose Method, Yoga, LPF, Meditação, Abdominais, GAP, Glúteos, Musculação, Pilates, Localizada, B-cross, Postural 7, Treinamento Funcional, B-classic, B-16, HIIT, Jump e Ritbox. Além disso, a Bluefit possui parceria com a Fit Dance, Zumba (com aulas de Ritmos e Strong 30) e Les Mills (com aulas de BODYPUMP™, LES MILLS CORE™, BODYBALANCE™, RPM™, SH’BAM™, POWER JUMP™, LES MILLS TONE™, SPRINT™ e outras). A Bluefit, uma das maiores redes de academia do país, tem a missão de acabar com as desculpas para não treinar. Por isso, investe em inovação para estar sempre presente no cotidiano dos alunos. 

Vinícius Ribeiro – educador físico e diretor nacional de operações da Bluefi

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *