Em 26 e 27 de setembro é celebrado o ‘Dia de São Cosme e Damião’, santos padroeiros dos cirurgiões, médicos, farmacêuticos e crianças. Cultuados em diferentes crenças no Brasil, como na igreja católica e nas religiões de matriz africana, os irmãos gêmeos ficaram conhecidos na história por operarem milagres e, atualmente, são homenageados por sua dedicação a Cristo e ao ofício da medicina.
Segundo a crença, o trabalho como médico de Cosme e Damião ficou bastante conhecido porque, supostamente, eles curavam pessoas operando milagres, como a cura de paralíticos e de pessoas cegas. Eles faziam isso sem cobrar nada e totalmente voluntário, o que fez com que várias pessoas fossem convertidas ao cristianismo.
Perseguição aos santos
Por viverem em uma época difícil para os cristãos e atribuírem todos os milagres a Jesus, Cosme e Damião foram perseguidos por Lísias, governador da Cilícia (antiga região na costa sul da Ásia Menor), que autorizou a prisão deles e os condenou à morte.
Então, ainda de acordo com a crença, eles teriam sido lançados ao mar para se afogarem, mas sobreviveram, então, foram colocados em uma fogueira, mas não se queimaram. Não satisfeitos, os torturadores teriam crucificado, apedrejado e alvejado com flechas os corpos dos santos, mas ainda assim eles sobreviveram. Por fim, Cosme e Damião teriam sido decapitados e enterrados em Círio, na Síria.
Cosme e Damião nas religiões de matriz africana
No Brasil, a devoção a São Cosme e Damião passou por um sincretismo religioso (prática religiosa que provém da fusão de outras). Por isso, os santos são cultuados também pelas religiões de matriz africana, como a umbanda e o candomblé, em que são associados às divindades Ibeji, orixás gêmeos filhos de Xangô e Iansã.
Outra característica das religiões é que, diferentemente do catolicismo, o dia aos santos é celebrado em 27 de setembro, como era antes do Calendário Romano, em 1969. Além disso, por serem vistos como os protetores das crianças, é comum neste dia distribuírem nos templos doces para os pequenos.
Simpatias para São Cosme e Damião
A seguir, aprenda simpatias para serem feitas aos santos nestas datas e atraia os seus desejos!
Simpatia para acalmar as crianças
Materiais
- 1 imagem de São Cosme e Damião
- 1 papel branco
- 1 lápis
- 7 bombons de chocolate sem o papel
- 1 pratinho de louça branco
- 21 velas coloridas, exceto preto e vermelho
Modo de fazer
Escolha um local da casa em que colocará a simpatia. Então, coloque a vela e acenda ao lado da imagem. Depois, escreva o nome da criança no papel sete vezes, coloque no prato e disponha os bombons sobre ele. Ofereça a São Cosme e Damião e coloque o prato aos pés da imagem, reforçando o seu pedido para que a criança se acalme e fique tranquila. Deixe a simpatia no mesmo lugar por 21 dias, sempre acendendo uma nova vela por dia. Terminado os 21 dias, pegue o prato com os bombons e deixe-o ao pé de uma árvore florida.
Simpatia para atrair novos relacionamentos amorosos
Materiais
- 1 vela rosa
- 1 lápis
- 1 papel branco
- Mel
Modo de fazer
Acenda a vela para São Cosme e Damião. No papel, escreva que você quer um relacionamento amoroso, sem colocar o nome de ninguém e apenas focando no amor . Dobre e coloque-o com a vela acesa. Jogue mel sobre o papel e faça uma oração pedindo para os santos um novo amor. Deixe a vela queimar até o final, tomando cuidado para não queimar o papel. Depois, descarte normalmente o papel.
Simpatia para curar doenças
Materiais
- 1 bolo
- 2 refrigerantes
- 1 vela rosa
- 1 vela azul
Modo de fazer
Para pedir a São Cosme e Damião pela cura de doenças, basta fazer um bolo, focando toda a sua fé no desejo enquanto prepara o doce. Depois, entregue aos santos em uma praça ou jardim com os refrigerantes e as velas acesas – com cuidado para não causar incêndios. Ofereça tudo a Cosme e Damião, pedindo pela cura da enfermidade e depois siga sem olhar para trás.
Fonte: Mulher