Cada vez mais popular na sociedade, o dermomake se destaca por se tratar de um conceito que alia maquiagem e tratamento da pele. Para que itens como bases, pó compacto e blushes sejam classificados nessa categoria, é necessário que contenham ativos como ácido hialurônico, retinol e vitamina C.
Segundo a coordenadora do curso de Farmácia e Biomedicina da Faculdade Anhanguera, Janice Luehring Giongo, o cosmético pode ser um aliado, mas não substitui os cuidados básicos com a pele, como o uso de sabonete facial, hidrante e principalmente protetor solar. “Entre os ativos mais recomendados nestes produtos estão a Vitamina E, Vitamina C e o Ácido Hialurônico, possuem como objetivo preservar a hidratação natural da pele e impedem o envelhecimento prematuro”, afirma a docente. Além disso, alguns pontos devem ser considerados na hora da compra.
Textura do produto : Neste quesito, é necessário que o consumidor conheça seu tipo de pele. Para oleosas e mistas, é recomendado o uso de maquiagens com acabamento matte e mais leves, que terão melhor absorção na aplicação. Já para peles secas, é indicado o uso de produtos mais espessos, que tenham a textura semelhante à de cremes e hidratantes, e podem ser até mais oleosos, proporcionando melhores resultados.
Ação do produto : Além de considerar o tipo de pele, também deve se levar em conta o objetivo da maquiagem, que pode ser desde alta cobertura, para esconder manchas e cicatrizes, diminuição de poros, ou efeito natural na pele.
Formulação dos cosméticos : Os produtos com poucos ingredientes trazem melhor custo-benefício, à medida que quanto mais itens são encontrados em um cosmético, maior será seu valor. A adição de ingredientes na fórmula encarece o produto, mas é possível encontrar cosméticos de qualidade e com preços acessíveis. Por isso, a dica é avaliar qual a necessidade de cada pele.
Janice ressalta alguns benefícios do dermomake:
– Alguns destes produtos de maquiagem contêm proteção solar (FPS), que ajuda a proteger a pele dos danos causados pela exposição aos raios UV. Isso é particularmente importante para prevenir o envelhecimento prematuro da pele e reduzir o risco de câncer de pele;
– Muitas bases, BB creams e produtos de maquiagem contêm ingredientes hidratantes que mantêm a pele hidratada ao longo do dia;
– Produtos como bases oil-free e pós matificantes, podem ajudar a controlar o excesso de oleosidade na pele, mantendo-a com uma aparência mais fresca;
– A maquiagem cria uma barreira física entre a pele e as agressões ambientais, como a poluição, o que pode ajudar a proteger a pele;
“É fundamental ressaltar que a maquiagem oferece benefícios à pele quando aplicada e removida adequadamente. Dormir com maquiagem pode obstruir os poros, contribuindo para problemas de pele, como a acne. Além disso, a seleção de produtos de maquiagem de alta qualidade e a manutenção de uma rotina adequada de cuidados com a pele são essenciais para assegurar que a maquiagem seja uma aliada da saúde da pele a longo prazo”, afirma.
Saiba mais sobre moda, beleza e relacionamento. Confira as notícias do iG Delas!
Fonte: Mulher