Os Estados Unidos sugeriram uma coalizão de países do Oriente Médio ou entidades internacionais para administrar a Faixa de Gaza em caso de derrota do Hamas para Israel . O governo interino ficaria em vigor até que uma Autoridade Palestina voltasse a ser reestabelecida na região.
Segundo o secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, o que faria “mais sentido” seria uma Autoridade Palestina “revitalizada e eficaz” assumisse o governo. Para o secretário, seria necessário avaliar a exequibilidade de “chagar a esse ponto de uma só vez”.
“Se não for possível, então existem outras soluções temporárias que podem envolver diversos países da região […] Isso pode incluir agências internacionais que ajudariam a fornecer tanto segurança quanto governança”, disse Blinken na terça-feira (31).
O secretário afirmou ainda que Israel descarta ter o controle ou governar Gaza em caso de vitória no conflito contra o grupo extremista. Atualmente, a Faixa de aza é controlada pelo Hamas há nove anos.
Em menos de um mês do conflito entre Israel e Hamas, iniciado em 7 de outubro , o número de mortos passa dos 10 mil nesta quarta-feira (1º ). O Ministério da Saúde palestino contabiliza 8.796 mil mortos. Além disso, a pasta registra mais de 22 mil feridos. Entre os israelenses, são 1,4 mil mortos e 5,4 mil feridos.
Fonte: Internacional