Evento nacional reúne, entre 15 e 19 de novembro, o melhor do artesanato brasileiro com oportunidades de compras, entretenimento e capacitação
O artesanato, uma das preciosidades da cultura brasileira, será destaque em Brasília de 15 a 19 de novembro. Realizado pela Rome Eventos na área de exposição externa do Pátio Brasil Shopping, o 16º Salão do Artesanato é aberto ao público e receberá o talento de artesãos, cooperativas e coletivos de todas as regiões do país. O Salão do Artesanato é uma vitrine importante para quem vive dessa manifestação artística e um destino ainda mais interessante neste período que antecede o Natal. O evento irá além da exposição e oferta de produtos que carregam a marca da manualidade, diversidade e tradição, proporcionando uma rica programação a expositores e visitantes, com oficinas e mestres artesãos fazendo sua arte ao vivo. Em 2023, do conceito à execução, a edição reforça o compromisso de fazer um evento verdadeiramente inclusivo, acessível e sustentável e conta com o apoio do Programa do Artesanato Brasileiro (PAB)/ Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, Ministério do Turismo, Pátio Brasil Shopping, da Secretaria de Turismo do Governo do Distrito Federal e patrocínio do Sebrae e dos Correios.
“O Sebrae compreende o artesanato como uma atividade estratégica para incluir um contingente significativo da população que se encontra muitas vezes à margem da economia. Por meio do artesanato, comunidades indígenas, quilombolas, mulheres e outros segmentos da sociedade têm a oportunidade de gerar renda para sua subsistência e de suas famílias. Para além desse fato, o artesanato também tem um papel importante na exaltação da nossa cultura, daquilo que torna o Brasil um país único: a alma das pessoas”, comenta o presidente do Sebrae, Décio Lima.
Ao longo de cinco dias, o público terá acesso ao talento de centenas de artesãos que desenvolvem seus trabalhos a partir de tipologias como cerâmica, madeira, fios, capim, palha, metal, rendas, bordados e tantas outras. No total, serão cerca de 80 mil peças, desde as menores, como acessórios e utensílios, até as maiores, como esculturas, cestarias, utilitários, objetos de decoração e móveis.
A edição acontecerá num clima especialmente festivo, com a atmosfera natalina, literalmente, dando boas-vindas aos visitantes. Os seis portais de acesso ao evento seguirão esta temática, com guirlandas, laços, bolas, anjos e outros elementos feitos por artesãos do Distrito Federal. Já nos estandes, além de sugestões de presentes para todos os gostos e bolsos, com aquele toque de exclusividade característico do artesanato, a parte de enfeites promete encantar com itens para montar as mais lindas decorações de Natal.
“Nosso objetivo é incentivar a preservação e consumo desses produtos, estreitando relações pela possibilidade de contato direto do artesão com o público consumidor e lojistas. Reforçando o interesse pela cultura brasileira através da visualização do trabalho artesanal, gera-se renda para diversas comunidades e valoriza-se a singularidade que essas incontáveis manifestações artísticas têm em comum”, afirma Leda Simone, diretora- executiva da Rome Eventos. “O Salão do Artesanato também é uma ótima oportunidade para lojistas, decoradores e arquitetos conhecerem e adquirirem peças originais e exclusivas, negociando diretamente com artesãos de todo o país”, complementa Rômulo Mendonça, diretor da Rome Eventos.
Oficinas
Tanto para artesãos e artistas já em atividade que queiram aperfeiçoar suas habilidades, quanto para o público geral interessado em desenvolver uma técnica artesanal, inclusive com vistas a empreender, o 16º Salão do Artesanato oferecerá uma série de oficinas ao longo de todo evento. “De maneira simples e com poucos recursos, será possível até para leigos aprender a fazer enfeites, bijuterias, acessórios e utilitários artesanais de forma divertida e prática, tudo num contexto de muita cultura, com elaboração sobre a origem das técnicas”, adianta Rômulo.
Gratuitos, mediante inscrição no local com até 20 minutos de antecedência, os encontros conduzidos por artesãos e mestres artesãos de vários segmentos, como a arte indígena, vão explorar técnicas diversas nas oficinas. Entre os temas estão flores do Cerrado, montagem de colares e pulseiras de sementes, máscaras africanas em cerâmica, carteira de folhas do Cerrado, abertura de placas, biojoias com miçangas e sementes (colares e brincos), montagem de colares de semente com macramê, introdução à figuração humana, decoração com engobe (cerâmica) e escultura de animais em cerâmica.
Aproveitando a proximidade das festas de fim de ano, também serão oferecidas oficinas de temática natalina como anjos de casca de árvores, decoração de mesa posta natalina com peças artesanais e decoração natalina em cerâmica com tinta acrílica. Veja aqui a programação completa.
Área dos Mestres
Um dos espaços mais prestigiados do Salão do Artesanato é a Área dos Mestres. Nela, artesãos que referenciam várias tipologias executadas no Brasil, demonstram suas habilidades, abordam suas carreiras e comercializam suas obras. Neste ano foram selecionados artistas de estados como Mato Grosso do Sul, Sergipe, Goiás, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Paraíba, Piauí e Distrito Federal, a saber, as mestras artesãs e os mestres artesãos Josefa Marques Mazarão, Rosilene Fernandes Santos, Juão de Fibra, Socorro Rodrigues, Pedro Jucie do Nascimento Cruz, Quitéria Pereira Mariano, Mestre Dico e Gilda de Sousa.
Durante as apresentações, o público terá a oportunidade de assistir à criação de peças exclusivas e se admirar com o talento desses mestres que inspiram e atuam para manter vivo o melhor do artesanato brasileiro. Em 2023, a tecelagem, o trançado de fibras, o artesanato em barro, a madeira, a renda renascença, arte santeira e cartonagem estarão em destaque.