O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recebeu neste sábado (9) uma ligação do presidente venezuelano Nicolás Maduro. Na conversa, eles falaram sobre a intenção da Venezuela de anexar a região de Essequibo, atualmente administrada pela Guiana.
De acordo com nota divulgada pelo Planalto, Lula transmitiu a Maduro a “crescente preocupação dos países da América do Sul” sobre o caso, e pediu que a questão seja resolvida com diálogo.
Lula ainda expôs a Maduro os termos da declaração sobre o tema aprovada na Cúpula do Mercosul e assinada por Brasil, Uruguai, Paraguai, Argentina, Colômbia, Peru, Equador e Chile. Na declaração, os países afirmam que “ações unilaterais devem ser evitadas, pois adicionam tensão” ao conflito diplomático.
Segundo o Planalto, Lula também propôs que o o presidente de turno da Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos (CELAC), Ralph Gonsalves, trate do assunto com a Venezuela e com a Guiana. O presidente também disse que o Brasil “está à disposição para apoiar e acompanhar essas iniciativas”.
Fonte: Internacional