Com as festas de fim de ano batendo na porta, as pessoas tendem a se preocupar pouco com os gastos. Um presente aqui, outro ali, as compras para a ceia, enfeites, viagens, acabam aumentando as contas de casa, e, sem perceber, você pode se auto endividar, independente se mora sozinho ou com outras pessoas.
Mas, segundo a economista e contadora Gecilda Esteves, é possível arcar com tudo isso sem se endividar, sabendo como controlar os gastos. Pensando nisso, ela separou cinco dicas para você se organizar financeiramente para o fim de ano, confere só:
Estabeleça um limite de gastos
É muito importante já sair de casa sabendo quanto se pode gastar, isso evita com que os valores dos presentes ultrapassem o orçamento e você precise usar mais limite do cartão, por exemplo.
Faça uma lista do que você precisa comprar
Saia de casa já focado em que tipo de gastos precisa fazer, essa é a senha para não comprar itens desnecessários, por mais atraentes que pareçam ser. “Eu realmente preciso disso agora? Quanto essa comprinha extra vai impactar no meu orçamento natalino?”
Compare preços
Hoje em dia, com tanta tecnologia, é muito mais fácil comparar valores. Ou seja, você não precisa ir de loja em loja para saber o preço das coisas; existem aplicativos que fazem isso por você e podem lhe auxiliar nesse processo.
Aprenda a dizer não ao apelo das liquidações
Essa é, definitivamente, uma das partes mais difíceis para as pessoas, mas é importante entender que não é porque está “baratinho” que você deve comprar, certo?
Garanta seus investimentos mensais
Por maior que sejam seus gastos em dezembro, com as compras natalinas, não deixe de economizar e investir. Não gaste se você não puder poupar nem que seja um pouquinho. Poupe: esse valor vai fazer diferença na construção do seu patrimônio financeiro.
Saiba mais sobre moda, beleza e relacionamento. Confira as notícias do iG Delas!
Fonte: Mulher