Com as comemorações de fim de ano , sabemos que é comum aumentar o consumo de álcool devido as festas, não é mesmo? E como efeito disso, é comum que as pessoas sofram com o efeito da ressaca ! Mas afinal, o que acontece com o corpo quando você está de ressaca? Vamos te ajudar a entender.
Leia também: Exagerei nas festas do fim do ano: e agora?
Além da dor de cabeça e do cansaço, a ressaca e o consumo de álcool tem outros efeitos no corpo e podem causar desconfortos. O consumo exacerbado de álcool pode acabar oferecendo riscos para a saúde, além do incômodo da ressaca.
Saiba o que acontece com o seu corpo quando estamos de ressaca
Listamos alguns dos principais efeitos do álcool sob o corpo e que acabam gerando a ressaca! Nos baseamos em matéria publicada pelo UOL .
1. Desidratação
O álcool é um diurético, o que significa que ele faz o corpo perder líquidos em excesso. Isso pode levar à desidratação, um dos principais culpados pelos sintomas de ressaca, como dor de cabeça, boca seca e sede intensa.
2. O sistema digestivo é bombardeado
Quando consumimos álcool o fígado produz uma enzima que acaba sendo tóxica e contribui para a inflamação do órgão. Além disso, outros órgãos acabam sendo afetados como o pâncreas e o intestino! Quanto maior o teor alcóolico da bebida ingerida, maior acabam sendo os danos.
3. A reserva de açúcar do sangue cai
Geralmente quando as pessoas estão consumindo álcool, elas não se alimentam o suficiente, e o consumo da substância causa uma série de reações no corpo e nos órgãos internos que acaba causando uma redução nas taxas de açúcar, ou hipoglicemia.
4. O sono é prejudicado
Apesar de fazer a gente pegar no sono mais rápido, o álcool dificulta que você possa atingir os estágios mais profundos do sono. Isso pode dificultar o processo de descanso e causar uma sensação de cansaço e fadiga.
Saiba mais sobre a ressaca e os seus efeitos assistindo ao canal do YouTube “MD.Saúde”:
Gostou desse conteúdo? Confira também: 20 memes de ressaca para se divertir
Aproveite e acompanhe a Seleções nas redes sociais! Curta nossa página no Facebook e nos siga no Instagram e no Twitter .
Fonte: Mulher