O ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, venceu mais uma prévia das primárias do Partido Republicano, no estado de New Hampshire , nesta quarta-feira (24). Ele derrotou a ex-embaixadora dos EUA na ONU Nikki Haley , que segue na disputa.
As urnas fecham às 20h (22h de Brasília) e, até o momento, com 91% das urnas apuradas, os resultados mostram o seguinte:
-
Donald Trump: 54,6% — 11 delegados
-
Nikki Haley: 43,2% — 8 delegados
-
Outros: 2,2%
Durante discurso, Haley parabenizou Trump e afirmou que vai continuar na corrida.
“Há conversas de que essa corrida terminou. Eu tenho notícias: New Hampshire é o primeiro (estado) na nação, não o último. Essa corrida está longe do fim, há dezenas de estados ainda. O próximo é o meu, da Carolina do Sul”.
Trump discursou zombando da adversária. O ex-mandatário dos EUA ainda chamou Haley de impostora.
“Ela está fazendo um discurso como se tivesse vencido. Ela perdeu. Ela teve uma noite muito ruim”, disse Donald Trump.
A vitória de Trump em New Hampshire ocorre dias após o ex-presidente ter vencido em Iowa com 51% dos votos e Haley ter ficado em terceiro lugar com 19,1% dos votos – atrás de Ron DeSantis, com 21,2%, que desistiu da campanha nesse domingo (21) e anunciou apoio ao ex-presidente.
O outro lado
O atual presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, afirmou que estava “claro” que Donald Trump será o candidato do Partido Republicano em 2024, após a vitória nas últimas prévias.
“Agora está claro que Donald Trump será o candidato republicano. E a minha mensagem ao país é que o que está em jogo não poderia ser maior. Nossa democracia. As nossas liberdades pessoais – desde o direito de escolha ao direito de voto. A nossa economia — que registou a recuperação mais forte do mundo desde a Covid. Todos estão em jogo”, afirmou Biden em comunicado.
Fonte: Internacional