O governo de Israel declarou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) como “persona non grata” no país. O posicionamento aconteceu nesta segunda-feira (19), por meio do perfil no X (antigo Twitter) do ministro das Relações Exteriores do país judeu, Israel Katz , um dia após o chefe do Executivo brasileiro comparar a ação militar israelense na Faixa de Gaza com o massacre de judeus durante o regime nazista de Adolf Hitler.
“Não perdoaremos e não esqueceremos –em meu nome e em nome dos cidadãos de Israel, informei ao presidente Lula que ele é uma personalidade indesejável em Israel até que ele peça desculpas e se retrate de suas palavras”, declarou o chanceler.
O que significa ‘persona non grata’
A expressão “persona non grata” vem do latim e refere-se a alguém que não é bem-vindo em algum lugar. Nas relações internacionais, é um instrumento jurídico utilizado para indicar quando um representante oficial estrangeiro não possui mais o status diplomático ou consular nem imunidades e privilégios similares.
Até que Israel volte atrás na declaração, Lula não poderá fazer visitas oficiais ao país. No entanto, caso o presidente brasileiro decida passar férias no terrítório judeu, por exemplo, não pode ser expulso.
Fonte: Internacional