Apoiar projetos de empreendedoras é o objetivo da Semente Negócios, empresa que desenha soluções de inovação que valorizam a vida. Em 2023, a empresa realizou 7 projetos de empreendedorismo feminino e apoiou mais de mil e duzentas empreendedoras, com projetos em 4 estados, SC (4 projetos); MS (2 projetos); RS (1 projeto).
Segundo dados do Sebrae, em 2022, as mulheres lideravam 34,4% do total de negócios no país, somando 10,3 milhões de empreendedoras. Josy Santos, líder do Instituto Cória, iniciativa social da Semente Negócios, explica ao iG Delas como o processo da empresa funciona.
1. Como funciona a Semente?
A Semente é uma empresa que desenha soluções de inovação que valorizam a vida, trazendo o impacto para o centro das tomadas de decisão em diferentes áreas. Em projetos que criamos, aplicamos nossas metodologias e operacionalizamos, contribuímos para a evolução de pessoas e empresas, para a alavancagem de ecossistemas de empreendedorismo inovador como instrumento de mudanças socioambientais, a fim de aumentar suas respectivas competências de inovação.
Em todas as nossas frentes de atuação, buscamos promover a prosperidade econômica, social e política através da inovação, nas unidades de negócio de Inovação Corporativa e Educação Empreendedora, e na nossa iniciativa social, o Instituto Cória.
De que forma vocês apoiam empreendedoras?
A Semente apoia empreendedoras principalmente ao fomentar, de forma intencional, a formação de redes e networking nos ecossistemas de empreendedorismo, ao desenvolver habilidades socioemocionais e de gestão de negócios, a fim de gerar empoderamento e promover a autonomia financeira dessas mulheres.
Tudo isso, baseado em uma metodologia pensada especificamente para o desenvolvimento de negócios liderados por mulheres, norteada por pilares que consideram a liderança, a aplicação da inovação e a geração de impacto, em uma linguagem acessível e inclusiva.
Quais os principais projetos?
O primeiro que podemos citar é o Amplitude Moda Circular, cujo objetivo é melhorar a vida das mulheres participantes do projeto. Para isso, a Semente, junto com a Be8 Energy e o Sebrae Rio Grande do Sul, estão capacitando o grupo de participantes do projeto, por meio da metodologia de empreendedorismo feminino, em vários temas ligados ao empreendedorismo dentro da economia circular, à sustentabilidade e à geração de impacto positivo, com o intuito de gerar renda, conhecimento e conexões em rede.
Também já desenvolvemos projetos com a Coca-Cola | FEMSA Brasil, junto à Prefeitura de Porto Alegre e o Sebrae RS, o Empreenda como uma Mulher, com o objetivo de capacitar 500 mulheres da cidade de Porto Alegre e Região Metropolitana, por meio de ferramentas teóricas e práticas de empreendedorismo e gestão.
Outro programa importante em que a metodologia de empreendedorismo feminino foi aplicada foi o Sebrae Delas Mulher de Negócios em Santa Catarina, Espírito Santo e Mato Grosso do Sul. O programa busca capacitar mulheres por meio de ferramentas metodológicas que trabalham especificidades e problemas únicos enfrentados por mulheres que empreendem. Por meio da oferta de oficinas, networking e compartilhamento de conteúdos, o programa potencializa o desenvolvimento de negócios através da promoção de conhecimentos e competências empreendedoras, socioemocionais e de gestão para essas mulheres.
Também podemos citar o Mulheres do Nosso Bairro, uma realização da Engie Brasil, em parceria com o Sebrae Delas SC, com execução metodológica da Semente.
Como é ser uma empresa que desenha soluções de inovação que valorizam a vida? O que isso significa?
A inovação que valoriza a vida é direcionada para a criação de soluções que regeneram recursos, promovam a justiça social e sejam resilientes diante de desafios e incertezas. A partir desse conceito, a Semente procura não apenas criar produtos ou serviços lucrativos, mas faz isso enquanto considera seu impacto no meio ambiente, nas comunidades e na sociedade como um todo.
A inovação que valoriza a vida representa, portanto, um compromisso com a criação de negócios sustentáveis, que visam não apenas prosperar economicamente, mas também contribuir para um mundo mais equitativo e saudável, respeitando e preservando a vida em todas as suas manifestações. Fazemos isso por meio de soluções que desenvolvemos e implementamos junto a organizações das esferas públicas e privadas, com o objetivo capacitá-las para inovar, bem como pessoas empreendedoras de diferentes ecossistemas, a fim de torná-las mais competitivas e prósperas.
Saiba mais sobre moda, beleza e relacionamento. Confira as notícias do iG Delas!
Fonte: Mulher