O Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março, surgiu em 1917, em plena Primeira Guerra Mundial, com a manifestação de um grupo de operárias russas, que reivindicavam melhores condições de trabalho e de vida. No entanto, hoje, mais de um século depois, ainda é possível perceber que, quando se trata de mercado de trabalho, as mulheres ainda estão em desvantagens, principalmente as que decidem empreender.
É o que concluiu um recente levantamento realizado pelo Sebrae: apesar de mulheres abrirem negócios na mesma proporção que homens, elas faturam menos, possuem baixa potencialidade de internacionalização, seus empreendimentos são menos inovadores e elas pagam taxas de juros mais altas, mesmo sendo mais adimplentes.
Frente a essas adversidades, fazer uma mentoria com um profissional antes de começar a empreender pode ser um diferencial que ditará o sucesso nos seus negócios, principalmente para mulheres. Para a mentora e especialista em desenvolvimento humano e pessoal, Gisele Hedler, a mentoria de negócios desempenha um papel fundamental no crescimento e sucesso dos empreendedores, proporcionando orientação, desenvolvimento de habilidades, acesso a recursos, motivação e prestação de contas. Ela explica ainda cinco motivos para não tomar esse primeiro passo sozinha.
Como funciona a mentoria
“Na jornada empreendedora, a mentoria é como uma bússola, orientando os iniciantes a navegar pelos caminhos desconhecidos do mundo dos negócios. É o elo entre a experiência e a busca pelo sucesso, onde um guia experiente compartilha seu conhecimento para evitar que seus aprendizes se percam em tempestades de desafios e dificuldades”, explica Gisele.
Assim, o mentor, qual capitão de um navio, é alguém que já navegou pelos mesmos mares que seu aprendiz, conhecendo os recifes ocultos e as correntes traiçoeiras. Com sua sabedoria, ele antecipa os perigos iminentes e oferece rotas alternativas, permitindo que o aprendiz alcance seu destino com mais segurança e eficiência.
Qual a contribuição da mentoria para os negócios?
A mentoria é como uma caixa de ferramentas multifacetada, repleta de instrumentos essenciais para impulsionar o sucesso dos empreendedores. Entre suas diversas funções-chave, Gisele destaca:
Inspirar e motivar os empresários
Gisele diz que a mentoria pode desempenhar um papel importante no aumento da motivação e confiança dos empreendedores. Ter alguém que acredita neles, lhes ofereça apoio e os encoraje durante os momentos difíceis pode ser extremamente empoderador e inspirador.
Orientação e conselhos
“Os mentores experientes podem oferecer orientações valiosas com base em suas próprias experiências. Eles podem ajudar os empreendedores a evitar erros comuns, oferecer insights sobre desafios específicos do setor e fornecer conselhos práticos sobre como superar obstáculos”, diz a especialista.
Ajudar a entender as políticas de negócios e das exigências do mercado
Um mentor pode ajudar os empreendedores a definir metas claras e acompanhá-los em seu progresso. Isso cria um senso de responsabilidade e prestação de contas, incentivando os empreendedores a se manterem focados e comprometidos com seus objetivos.
Networking e Acesso a Recursos
Mentores muitas vezes têm uma ampla rede de contatos na indústria, o que pode ser extremamente valioso para os empreendedores. “Os mentores podem conectar os empreendedores a potenciais clientes, parceiros, investidores e outras oportunidades de negócios. Além disso, eles podem fornecer acesso a recursos, como financiamento, espaço de trabalho compartilhado e programas de capacitação”, afirma Gisele.
Desenvolvimento de habilidades em várias áreas
“A mentoria de negócios pode ajudar os empreendedores a desenvolver habilidades essenciais, como liderança, gestão, finanças, comunicação e tomada de decisão, além de ajudá-los a compreender assuntos burocráticos. Os mentores podem compartilhar conhecimentos técnicos e práticos que são fundamentais para o sucesso nos negócios”, diz Gisele.
Responsabilidade e prestação de contas
Um mentor pode ajudar os empreendedores a definir metas claras e acompanhá-los em seu progresso. Isso cria um senso de responsabilidade e prestação de contas, incentivando os empreendedores a se manterem focados e comprometidos com seus objetivos.
Saiba mais sobre moda, beleza e relacionamento. Confira as notícias do iG Delas!
Fonte: Mulher