Em um mercado ainda dominado por homens, muitas mulheres vêm enxergando na pintura uma alternativa profissional viável, encontrando espaço e vocação dentro da profissão. Empresas do segmento, como a Suvinil, marca de tintas decorativas da BASF, têm desenvolvido programas de olho nesse novo público.
“A Suvinil possui um programa de relacionamento e capacitação para profissionais da pintura chamado Pintou Parceira Suvinil, que oferece gratuitamente conteúdos, cursos, prêmios e certificações para ajudar os pintores e pintoras de todo o país a se profissionalizarem e se manterem atualizados. O objetivo é valorizá-los, reconhecê-los e prepará-los para as demandas do mercado”, explica Céldia Bittencourt, gerente sênior de Atendimento ao Cliente e Serviços ao Mercado da companhia.
“Dentro do programa há uma frente 100% dedicada às mulheres: o Pintou Mulher. Seu objetivo é apoiar e valorizar a atuação feminina no mercado de pintura por meio de informação e capacitação de qualidade, permitindo que as pintoras possam se desenvolver e crescer ainda mais na profissão”, diz Céldia.
Essa frente foi criada como um polo exclusivo e dedicado às profissionais da área, propondo conversas e pautas importantes sobre a mulher na categoria, impulsionando essas especialistas no segmento e desenvolvendo cursos de capacitação específicos para essas profissionais.
“O Pintou Parceria Suvinil conta com um aplicativo exclusivo, no qual as pintoras e pintores encontram todos os conteúdos do programa. Atualmente, mais de 20% dos profissionais de pintura cadastrados na plataforma são mulheres. Esse número representa uma média 7% maior do que a presença feminina no mercado de pintura, conforme pesquisa realizada pela ABRAPP (Associação Brasileira de Pintores Profissionais) em 2023”, conta a executiva.
Pensando nesse público, a Suvinil preparou uma programação completa em celebração ao Dia Internacional da Mulher, com ações especialmente voltadas para atrair, valorizar, capacitar e impactar positivamente a vida dessas profissionais. O objetivo é alcançar mulheres de todas as regiões do país e aumentar a presença feminina nos encontros promovidos pela marca por meio do programa Pintou Parceria Suvinil, além de , apoiar o aumento da presença feminina na categoria.
No final do mês, em São Paulo, um grupo de aproximadamente 40 mulheres terão aulas e treinamentos em ação promovida pela parceria entre a Suvinil e o Instituto Despertar e, para colocarem em prática o conhecimento adquirido, elas irão revitalizar a fachada do instituto.
Além dos treinamentos presenciais, a marca planejou uma série de ações no aplicativo e nas redes sociais do Pintou Parceria Suvinil. No dia 12 de março, para dar o tom da programação do mês, acontecerá uma live do Pintou Conversa, especial para mulheres, no canal do YouTube do Pintou Parceria Suvinil. No bate-papo, profissionais femininas vão compartilhar histórias, experiências e realizações, servindo de inspiração para muitas mulheres e meninas. Todos os conteúdos estão disponíveis na plataforma do programa e no aplicativo, e mais dicas podem ser encontradas no perfil @PintouParceria_Suvinil.
“Durante os treinamentos, também são apresentadas novas técnicas, permitindo que as pintoras estejam atualizadas e possam oferecer um serviço mais diferenciado no mercado de trabalho. Assim, elas poderão se destacar e se tornar profissionais mais preparadas e competitivas. Em 2024, o tema abordado será Efeitos Decorativos, com o uso da massa para efeito Suvinil Toque da Terra. As aulas serão ministradas pela pintora especialista Taís Soares. Este ano, os treinamentos presenciais da programação especial do Dia Internacional da Mulher ocorrerão nas seguintes capitais: São Paulo, Belo Horizonte, Manaus e Recife”, diz Céldia.
Pintoras
Rosimar do Carmo Santos, de 42 anos, trabalha com pintura há 17 anos. Especialista em acabamento fino em alvenaria, iniciou sua carreira por meio de seu cunhado, que ofereceu a ela uma oportunidade na empresa em que trabalhava. Aceitou participar da entrevista mesmo sem saber nada sobre a área de pintura e contou com a ajuda do próprio cunhado, que lhe ensinou uma base técnica. Assim, conseguiu sua primeira oportunidade de trabalho como pintora.
“Trabalhar no ramo da pintura foi desafiador. É como derrubar um gigante todos os dias. Ao chegar na casa de um cliente e apresentar minha empresa, eles me recebem com surpresa e frequentemente expressam que nunca imaginaram mulheres fazendo esse trabalho. Explico que realizamos nossos serviços com excelência, qualidade, compromisso e responsabilidade, sempre prezando pela satisfação do cliente ao final de cada pintura que realizamos”, conta Rosi.
“No início, meu maior desafio era vencer a resistência dos meus próprios colegas pintores e até de outros setores na empresa onde comecei. O tempo todo era testada. Tinha que carregar meu próprio material de trabalho, latas de massa, tinta e outros produtos, além de provar minha habilidade e capacidade na execução do serviço, mas sempre mostrei que estava ali pela minha capacidade e sempre fazia o melhor e essa era a minha resposta. Me destacava pela habilidade, rapidez e perfeição na finalização de cada pintura”, lembra.
“Depois de alguns anos, resolvi montar minha empresa e assim comecei um novo processo de superação, pois tinha que ganhar confiança e credibilidade no setor da Construção e Pintura. A cada novo trabalho executado, eu tinha a satisfação do cliente como cartão de visita para novos contratos, a cada indicação, a cada elogio, a cada realização, me trazia um turbilhão de alegria por estar conseguindo meu espaço como Pintora Empreendedora e, principalmente, como mulher. Hoje, tenho orgulho de servir de exemplo para muitas mulheres e de poder, a cada dia, inspirar homens e mulheres que hoje têm um novo olhar para meu trabalho”, diz a pintora.
Tais Soares, de 32 anos, é estudante de Engenharia Civil. Trabalha há 17 anos como pintora profissional e há 7 anos como pedreira. Há dois anos, tornou-se parceira da Suvinil como influenciadora e há um ano foi convidada a integrar o time de especialistas Suvinil, onde tem a oportunidade de compartilhar sua experiência em efeitos decorativos por todo o Brasil. Ministra treinamentos em técnicas de aplicação como cimento queimado, mármore e Suvinil Toque da Terra. Além da paixão pelas artes, há 14 anos é empreendedora e sócia de um aconchegante café no Vale do Paraíba.
“Trabalhar em um ramo essencialmente masculino apresentou desafios iniciais devido aos preconceitos. Hoje, vejo essa experiência de forma positiva. Me destaco por ser uma mulher no setor de pintura. Encaro isso como uma oportunidade para demonstrar meu valor e contribuição, mostrando que a mão de obra feminina é uma escolha valiosa e enriquecedora”, diz Tais.
“Enfrentamos diversos desafios, não apenas na obra, mas em muitas outras profissões. Foi necessário provar duas vezes que éramos capazes: capazes de subir uma escada, capazes de tocar uma obra, capazes de cuidar dos lares e da vida profissional. Sofri preconceito por ter começado muito jovem no ramo e sem perspectivas definidas. Naquela época, a visão sobre onde um pintor poderia chegar era limitada. Há mais de uma década, éramos rotuladas como sem futuro”, lembra a pintora.
“No entanto, como uma mulher teimosa e focada, busquei aprendizado e estudo no ramo, pois cada transformação que conseguia fazer com a pintura era apaixonante para mim. Aos 18 anos, abri meu CNPJ, enfrentei desafios com muitos funcionários, expandi meus negócios e vi meu crescimento e visão de perspectiva se concretizarem. Hoje, aos 32 anos e com 17 anos de profissão, tenho minha carreira e empresa solidificadas na minha região”, comemora.
“Queremos atrair mais pintoras para a plataforma ‘Encontre Seu Pintor’, que conecta diretamente o consumidor ao profissional da pintura especializado, que melhor atende às suas necessidades, para que elas possam captar novos clientes e projetos. Para incentivar o cadastramento das pintoras, durante o mês de março, as mulheres que se cadastrarem ganharão um macacão exclusivo da Suvinil, que serve como uniforme de pintura”, comenta Céldia Bittencourt.
“Sabemos que o mercado ainda é majoritariamente ocupado por homens, mas com o Pintou Mulher, queremos que mais mulheres enxerguem na pintura uma alternativa profissional viável e satisfatória, encontrando espaço e vocação dentro da profissão. Esse trabalho não se restringe somente ao mês de março, atuamos durante todo o ano para impactar positivamente a vida dessas profissionais. E temos recebidos feedbacks positivos durante nossas ações”, finaliza a executiva.
Saiba mais sobre moda, beleza e relacionamento. Confira as notícias do iG Delas!
Fonte: Mulher