Emma Stone é uma atriz renomada que conquistou o coração do público e da crítica com suas performances marcantes e versáteis ao longo dos anos. Um dos filmes preferidos desse Oscar foi “Pobres Criaturas” (2023), vencedor em quatro categorias das 11 às quais havia sido indicado. E Emma Stone levou o Oscar como melhor atriz pelo trabalho como Bella Baxter.
Emma Stone venceu a categoria mais acirrada da noite, que contava com outras quatro atrizes de peso: Sandra Hüller (“Anatomia de uma Queda”), Lily Gladstone (“Assassinos da Lua das Flores”), Carey Mulligan (“Maestro”) e Annete Bening (“NYAD”). Gladstone, Stone e Hüller eram as grandes favoritas. Vamos conhecer mais sobre essa magnífica atriz?
Quem é Emma Stone?
Nascida em 6 de novembro de 1988, em Scottsdale, Arizona, com o nome Emily Jean Stone, ela adotou o nome artístico “Emma Stone” ao iniciar sua carreira no mundo do entretenimento.
Ela iniciou a carreira como atriz ainda quando criança, em peças teatrais. Durante a adolescência, ela se mudou com a família para Los Angeles e encarou seu primeiro papel na TV em “The Partridge Family (2004), aos 15 anos.
“Zombieland”
Cinco anos mais tarde, aos 20, ficou muito reconhecida pelo papel de “Zombieland” (2009), filme que abriu portas para a extensa aquisição de prêmios que a atriz já recebeu.
A forma como Stone conduziu sua personagem em “Zombieland” foi o motor de arranque para que o diretor Will Gluck a escalasse para a comédia romântica e adolescente Easy A (2010). Pelo trabalho na produção, aos 21 anos, Emma Stone foi indicada ao BAFTA de melhor atriz em ascensão e ao Globo de Ouro de melhor atriz em comédia ou musical. Ela não levou nenhum dos prêmios, mas foi uma das atrizes mais jovens a ser indicada, na época.
“Histórias Cruzadas”
Um ano mais tarde, Stone encarou de frente um de seus maiores papéis de drama. Em “Histórias Cruzadas” (2011), assumiu a personagem Skeeter, uma jornalista americana que questiona o racismo vivido pelas empregadas domésticas nos anos 1960, ano no qual a presença de pessoas pretas nos ambientes ainda era vista com muita segregação — incluindo espaços exclusivos para pessoas brancas e pretas, como banheiros, conduções etc. “Histórias Cruzadas” foi indicado a quatro categorias do Oscar, incluindo a de melhor filme. Levou apenas uma estatueta para casa, a de melhor atriz coadjuvante, com Octavia Spenncer.
Primeira indicação
Com a carreira já estabelecida no comédia e começando bem o drama, as portas foram se abrindo para que Emma Stone saísse de uma atriz voltada para comédias românticas adolescentes e se consagrasse como uma grande artista e nome de peso em Hollywood. A primeira indicação ao Oscar veio em “Birdman (2014), filme que venceu como o melhor do ano e recebeu quatro estatuetas em 2015, das nove categorias a que foi indicado. Stone concorreu como melhor atriz coadjuvante, mas perdeu o prêmio para Patricia Arquette, que interpretou Olivia Evans em “Boyhood” (2014).
Primeiro Oscar
Depois de encostar os dedos na estatueta da Academia em 2015, mas não levá-la para casa, em 2017 finalmente chegou a vez dela: Emma Stone levou o prêmio de melhor atriz por “La La Land” (2016), um clássico musical de uma história de romance, muito voltado para a retratação de Hollywood. O filme foi indicado a 14 categorias do Oscar e saiu vencedor de seis delas.
No ano seguinte à “La La Land”, Emma Stone se superou mais uma vez com “A Favorita”, o encontro entre a atriz e o diretor grego Yorgos Lanthimos — mesma dupla que compõe o elenco de “Pobres Criaturas”. O longa foi indicado a 1o categorias do Oscar, mas levou apenas uma, a de melhor atriz, para Olivia Colman. Emma Stone foi indicada como melhor atriz coadjuvante e perdeu o prêmio para Regina King.
E aí, curtiu essa matéria? Então conheça e siga a gente em nossos perfis no Facebook , Instagram , Twitter e Pinterest para conferir muito mais!
Fonte: Mulher