Moda é um processo que exige experimentação, transformação e adaptação. Muito mais que uma indústria é um negócio, a moda é um fenômeno cultural e social. Uma experiência que vai além da roupa, dialogando com tudo a sua volta, cheia de significados traduzidos em palavras, gestos e imagens que falam de seu tempo, recriam o passado e projetam o futuro.
O SPFW N57 ocorre nesta terça-feira, (9), até o dia 14 de abril. As marcas Aluf, Amapô, André Lima, Gloria Coelho e Lilly Sarti retornam à semana de moda, e duas estreiam: a cearense Catarina Mina e a paranaense Reptilia. O evento reafirma sua crença nesse processo criativo e é um movimento que atravessa e transborda a própria moda, pluralizando suas conexões e expressões.
“Estamos em um momento que pede essa sintonia, que precisa se traduzir em gestos e ações concretas para repensar o mundo”, afirma Paulo Borges, diretor criativo e fundador do SPFW. “Com posições e gestos claros, reforçamos nossas crenças e laços com todos que compartilham da reinvenção em torno de um futuro em formação”, completa Paulo Borges.
A abertura acontece no JK Iguatemi, na noite de 09 de abril, com o desfile da Aluf e a participação da Orquestra Sinfônica Heliópolis, com a regência do maestro Edilson Ventureli, que apresentará um repertório com obras de Heitor Villa-Lobos, Antonin Dvorak e Alexander Alyabyev. A orquestra é a primeira em seu gênero no mundo criada em uma favela. Reconhecida mundialmente, ela integra o Instituto Baccarelli, que atende anualmente 1.400 alunos em Heliópolis. Seu patrono é o maestro Zubin Mehta.
No desfile, os músicos da orquestra vestirão roupas desenhadas pela estilista Ana Luiza Fernandes e feitas com algodão oriundo de agricultura renovável desenvolvido pela Vicunha. No dia 14 de abril, Gloria Coelho abre o domingo na Galeria Nara Roesler, com desfile que celebra seus 50 anos de marca. No final da tarde, João Pimenta fará sua apresentação na cobertura do histórico Edifício Martinelli, no centro de São Paulo, dentro das celebrações pelo centenário do prédio, primeiro arranha-céu construído na capital paulista.
E, no início da noite, a Amapô Jeans comemora 20 anos com desfile na Love Cabaret, também no centro da cidade, outro local cheio de história. Ali funcionou por décadas a Love Story, uma das mais emblemáticas casas noturnas da capital.
Esta edição tem o patrocínio master de Mercado Livre, C6 Bank, Eudora, Truss Professional e Iguatemi. Patrocínio GWM, Ypê e Sou de Algodão. Parceria institucional da Prefeitura de São Paulo. Apoio educacional do Senac e apoio de HunterDouglas, Revo e OH A ÁGUA.
Confira o line-up das datas e dos horários d o SPFW:
Dia 09 de Abril
20h00 – Aluf – Jk Iguatemi
Dia 10 de Abril
12h30 – Lilly Sarti – Jk Iguatemi
17h00 – Lino Villaventura – Jk Iguatemi
19h00 – Cria Costura – Jk Iguatemi
21h00 – Reptilia – Jk Iguatemi
Dia 11 de Abril
10h30 – Patrícia Vieira – Iguatemi São Paulo
12h30 – Fauve – Iguatemi São Paulo
14h00 – Renata Buzzo – Iguatemi São Paulo
15:30 – AZ Marias – Externo
17h00 – Marina Bitu – Jk Iguatemi
19h00 – Silvério – Jk Iguatemi
21h00 – LED – Jk Iguatemi
Dia 12 de Abril
10h30 – Weider Silveiro – Iguatemi São Paulo
12h30 – Rafael Caetano – Iguatemi São Paulo
14h30 – Catarina Mina – Iguatemi São Paulo
17h00 – Thear – Jk Iguatemi
19h00 – Walério Araújo – Jk Iguatemi
21h00 – Martins – Jk Iguatemi
Dia 13 de Abril
10h30 – Gefferson Vila Nova – Iguatemi São Paulo
12h30 – Igor Dadona – Iguatemi São Paulo
14h30 – Maurício Duarte – Iguatemi São Paulo
17h00 – Dendezeiro – Jk Iguatemi
19h00 – Forca Studio – Jk Iguatemi
21h00 – André Lima – Jk Iguatemi
Dia 14 de Abril
10h30 – Gloria Coelho – Externo
16h30 – João Pimenta – Externo
18h30 – Amapô Jeans – Externo
Fonte: Mulher