Na Bahia, Governador Jerônimo Rodrigues (PT), apoia reeleição de prefeito agressor de mulheres

O Diretório Municipal do PT endossou publicamente o apoio no último final de semana de março

Foto: Redes Sociais

O atual prefeito de Itanagra – municipio do litoral Norte da Bahia – Marcus Sarmento ficou famoso na região, não pela administração que faz na cidade, mas pelas ocorrências de agressão a mulheres e processos que responde pela Lei Maria da Penha.

Mesmo com toda sua postura e histórico de envolvimento com ocorrências policiais, o político do partido Avante, recebeu apoio do Partido dos Trabalhadores à sua reeleição para prefeito do município.

No último final de semana em ato político festivo na cidade, o diretório municipal do partido anunciou a coligação com o Avante para apoiar a reeleição do prefeito, endossada pelo governador Jerônimo Rodrigues.

Os petistas da Bahia parecem desconectados da realidade dos índices de violência contra as mulheres no estado e no país em vivem e do discurso e políticas públicas do governo do presidente Lula para o combate a esse tipo de violência. No seu terceiro mandato Lula criou Ministérios diretamente ligados à valorização da mulher e ao combate a qualquer tipo de violência ou discriminação contra elas. Um tema caro a Lula, que trouxe essa agenda com destaque, na acirradissima campanha que disputou em 2022 e venceu por menos de 2%. É bom lembrar aos petistas que Lula recebeu votação maciça no estado e as mulheres foram decisivas na sua vitória.

“É difícil acreditar que o PT esqueça seu discurso em defesa da mulher e apoie um candidato que, comprovadamente, agride mulheres”, sempre votei no partido e me sinto traída. Espero que essa notícia chegue ao presidente Lula e, principalmente, aos ouvidos da primeira dama Janja. Não podemos admitir isso”, declarou uma professora estadual no município, que pediu para não ser identificada na reportagem, temendo retaliações.

O prefeito Marcus Sarmento já responde a dois processos, sendo que o primeiro a vítima é a mãe dos seus filhos. Em vídeo publicado nas redes sociais a mais recente vítima, ex-companheira – que não possui filhos com o acusado –  denunciou as agressões que sofreu durante oito anos de relacionamento. Num trecho afirma:

Confira o desabafo da vítima neste link: https://www.instagram.com/reel/CtPI01HpBZ0/?igsh=dGQ2cWprODY4eXFm

“Meu relacionamento com Marcus Sarmento acabou de uma forma trágica, digamos assim. Oito anos de relacionamento e dois de casada. Passei esses anos calada, sem falar dos abusos psicológicos que sofria dentro de casa. Eu tinha um relacionamento abusivo, vivia sob vigilância constante, isolamento de amigos e familiares, humilhações, insultos, tudo de ruim que vocês possam imaginar que uma mulher possa passar em um relacionamento abusivo eu passei durante esses anos”, relatou a vítima.

Larissa Nunes detalha as agressões físicas e tortura psicológicas que supostamente sofreu nas mãos do ex-marido. “Em março deste ano, Marcus Sarmento acabou me agredindo fisicamente. Ele bateu minha cabeça várias vezes no apoio de braço do carro. Neste dia, ele também tentou me deixar nua no meio da estrada do coco. Eu chorava muito, pedia pelo amor de Deus que ele não fizesse aquilo. Ele me xingava, insultava, até que ele conseguiu se acalmar um pouco. Quebrou meu celular inteiro…Se você me denunciar, eu vou te acusar de extorsão. Se você me denunciar, vou dizer que você tem transtorno psiquiátrico. Se você me denunciar, vou publicar todo seu conteúdo íntimo na internet”, declarou.