A babosa , também conhecida como Aloe vera , é uma planta versátil e conhecida por seus inúmeros benefícios para a saúde e beleza. Cultivar babosa em casa pode ser uma ótima maneira de ter acesso fácil a essa planta incrível, além de proporcionar uma decoração natural e saudável para o ambiente.
Selecionamso estão algumas dicas simples para plantar babosa em casa sem dificuldade. Seguindo estas simples dicas, você pode facilmente cultivar babosa em casa e desfrutar de seus muitos benefícios. Tenha em mente que a babosa é uma planta resiliente e de baixa manutenção, perfeita para jardineiros iniciantes ou aqueles que buscam um toque de natureza em seu lar!
Benefícios da babosa
Segundo o site casa e jardim , a flexibilidade da pele, o combate ao envelhecimento precoce e a revitalização do brilho capilar são alguns dos benefícios proporcionados pela babosa. Esta planta é abundante em vitaminas e auxilia na prevenção da constipação , na diminuição dos níveis de colesterol e triglicerídeos no sangue.
Além disso, ela contribui para fortalecer o sistema imunológico , controlar os níveis de glicose no sangue e apresenta propriedades antissépticas, antibacterianas e antivirais.
Formas diferentes de plantar babosa
A babosa pode ser cultivada de quatro maneiras distintas: plantio direto no solo do jardim , em recipientes, através de mudas ou por meio de suas folhas. Esta planta é particularmente recomendada para aqueles que estão dando os primeiros passos na jardinagem.
“É uma planta de fácil cultivo e pode ser plantada em vasos, jardineiras, terraços, varandas. Também não necessita de cuidados excessivos para a manutenção do crescimento saudável”, explica Fabiana Fróes, engenheira agrônoma ao site casa e jardim.
Passo a passo para plantar babosa em casa
Confira nosso passo a passo para facilitar o plantio de babosa no seu lar.
1. Escolha uma folha de babosa de tamanho considerável, com cerca de 8 centímetros de comprimento.
2. Utilize uma tesoura de jardinagem para cortar a folha em várias partes.
3. Prepare um vaso com furos de drenagem e encha-o com uma mistura de terra e areia.
4. Faça pequenos furos na terra preparada e plante os pedaços de folha de babosa sem cobri-los completamente.
5. Compacte levemente o solo ao redor das folhas cortadas e regue abundantemente com água.
Cuidados depois do plantio
A babosa é resistente a climas mais quentes, mas não tolera temperaturas abaixo de 4°C, o que pode resultar em sua morte. A rega deve ser realizada uma vez por semana. A babosa não tolera solos excessivamente úmidos, portanto, evite o uso de mangueiras ou excesso de água.
É fundamental que a planta seja cultivada em locais com exposição direta ao sol ou em áreas de meia-sombra. Se mantida dentro de casa, é necessário garantir que receba pelo menos 8 horas de luz natural diariamente.
O solo deve ser bem drenado e composto por uma mistura de terra orgânica adubada e areia, na proporção de 50%. É recomendado evitar o uso de solo argiloso para garantir uma boa drenagem! Tenha em mente que a babosa é uma planta resiliente e de baixa manutenção, perfeita para jardineiros iniciantes ou aqueles que buscam um toque de natureza em seu lar.
As informações são de casa e jardim.
E aí, curtiu essa matéria? Então conheça e siga a gente em nossos perfis no Facebook , Instagram , Twitter e Pinterest para conferir muito mais!
Fonte: Mulher