A mais recente tendência do TikTok envolve o uso de azeite de oliva como hidratante facial. O método consiste em aplicar o azeite diretamente na pele seca e massagear por aproximadamente 20 minutos, com o intuito de eliminar impurezas e promover hidratação.
A prática, porém, gerou muitas opiniões divididas, especialmente entre profissionais de saúde. Nos vídeos da rede social, as usuárias recomendam lavar o rosto com sabonete facial após o uso do azeite e friccionar a área tratada, sugerindo que esse procedimento seja repetido semanalmente.
Será que isso realmente funciona? Alguns usuários relataram aumento de acne após adotar a técnica, enquanto outros alertam sobre o risco de obstrução dos poros devido ao uso de um produto não refinado para fins cosméticos.
Segundo o dermatologista Amilton Macedo, o azeite de oliva é rico em antioxidantes e ácidos graxos. Desta forma ele pode ter uma ação hidratante para peles secas. “Porém, atenção para evitar em peles oleosas e com tendência a acne, porque pode piorar muito estes tipos de pele. E uma observação importante: o fato de ficar massageando a pele por 20 minutos pode estimular as glândulas sebáceas a produzir mais seco e óleo na pele, principalmente se está massagem não for feita por um profissional da área de estética”, alerta.
Macedo também lembra que há, no mercado, vários creme, loções e géis com a ação hidratante para pele e principalmente estes apresentam um pH próprio da pele para aumentar a entrada destes nutrientes na pele, mais indicados do que o azeite de oliva.
De acordo com o biomédico mineiro, mestre em Medicina Estética e professor universitário, Thiago Martins, apesar de os óleos serem conhecidos por suas propriedades hidratantes, não existe nenhum embasamento de que ele provoque limpeza na pele e a eliminação de cravos. Pelo contrário.
“O azeite de oliva possui propriedades hidratantes e antioxidantes, mas a aplicação direta no rosto não é benéfica. Isso se dá porque ele é um óleo oclusivo que pode bloquear os poros, causando acne e irritação ou agravando condições pré-existentes. Aqueles que possuem a pele sensível ou tem predisposição a alergias também pode sofrer reações adversas.”
O biomédico explica que a limpeza adequada da pele requer produtos formulados especificamente para essa finalidade. Para quem deseja começar uma rotina de cuidados e higienização, o profissional menciona a utilização de produtos de limpeza suaves e específicos para o tipo de pele, optando por esfoliantes com ácido salicílico ou glicólico para desobstruir os poros e adotando hidratante não-comedogênico.
“Vale, antes de qualquer coisa, consultar um profissional qualificado da área para entender quais os tratamentos caseiros e estéticos para conquistar ainda mais benefícios para a face”, recomenda.
Fernanda Nichelle, médica especialista em beleza e saúde da pele, é categórica em dizer que não costuma indicar o uso do azeite de oliva diretamente na face, porque ele pode estimular o aparecimento de espinhas, acne e até mesmo uma oleosidade excessiva.
“Como não é um produto feito com ativos específicos para a pele, ele pode ter um efeito ruim para o rosto”, declara.
Quer ficar por dentro das principais notícias do dia? Clique aqui e faça parte do nosso canal no WhatsApp
Fonte: Mulher