Nos salões de beleza e nas prateleiras de perfumarias , encontramos os mais diversos nomes nos frascos de esmalte. Mas você já parou para pensar em como essas escolhas acontecem? Desde títulos divertidos e espirituosos até nomes sofisticados e elegantes , a nomenclatura dos esmaltes desempenha um papel crucial na atração dos consumidores.
A indústria da beleza está repleta de criatividade e inovação , e isso é evidente até mesmo na escolha dos nomes dos esmaltes. Mas como exatamente esses nomes são escolhidos? Vamos explorar o processo criativo por trás dessa tarefa fascinante.
Quais critérios na hora de escolher o nome de um esmalte?
O objetivo é dar um toque de personalidade ao frasco colorido , garantindo que ele se destaque entre as inúmeras opções disponíveis. Na hora de selecionar o nome de uma nova tonalidade, as marcas valorizam o aspecto lúdico, a conexão com o público-alvo e as tendências atuais.
A Gerente de Marketing de Desenvolvimento Colorama, do grupo L’Oréal, Ana Nascimento diz ao site o tempo que escolher os nomes dos esmaltes é a “parte mais divertida e criativa do processo de criação de uma coleção de esmaltes”.
Primeiro passo para escolher o nome
Segundo a profissional, o primeiro passo consiste em uma associação livre. Neste momento todos que estão envolvidos no processo escrevem todas as palavras que associam quando pensam no conceito da coleção .
“Depois, começamos a combinar essas palavras de formas inusitadas e surpreendentes. Às vezes, fazemos um brainstorming com diferentes grupos de pessoas, usando as palavras-chaves que representem o tema principal da coleção. Buscamos, também, trazer acessibilidade aos esmaltes para pessoas com deficiência visual. Então, sempre que possível, estamos incluindo a descrição da cor do esmalte junto com o nome”, aponta Ana.
Sobre os nomes clássicos de esmalte
“Gabriela”, “Rebu” e “Renda” , todas da marca Risqué, são exemplos de nomes que já estão enraizados no imaginário e nas preferências de quem frequenta salões de beleza para colorir as unhas.
“Os esmaltes ‘Rebu’ e ‘Gabriela’ foram criados em homenagem a novelas brasileiras de sucesso. Nosso amado ‘Rebu’ é uma homenagem à famosa novela de mesmo nome, exibida em 1974, enquanto o clássico ‘Gabriela’ foi inspirado na inesquecível ‘Gabriela, Cravo e Canela’, exibida em 1975. O ‘Renda’ também foi inspirado na novela ‘Tieta’, que foi um sucesso na TV brasileira no final da década de 1980”, afirma vice-presidente de marketing consumo da Coty Brasil & Latam, responsável pela Risqué, Regiane Bueno.
O processo é igual em todas as empresas?
De forma geral, os processos de escolha são semelhantes! Ainda que pequenos detalhes e processos possam ser diferentes, a criatividade e opiniões diversas são levadas em consideração.
Processo parecido acontece na empresa Impala, segundo o coordenador de marketing da marca, Renan Borges. “O processo por trás da escolha do nome de um esmalte envolve criatividade e estratégia. Nossa equipe se reúne para uma sessão de brainstorming, onde cada ideia é cuidadosamente analisada e debatida, levando em consideração não apenas a cor do esmalte, mas também sua energia, seu contexto cultural, a campanha do qual ele faz parte e até mesmo sua inspiração artística, buscando um nome que conte uma história por si só”, comenta.
Importância da escolha do nome do esmalte
A escolha apropriada do nome de um esmalte pode, inclusive, influenciar significativamente as vendas do produto. Portanto, é essencial estar atento às tendências de mercado e aos comportamentos atuais. Formar parcerias também é uma estratégia eficaz para impulsionar as vendas. Um exemplo disso é a colaboração entre a Risqué e a Netflix, que resultou na coleção Risqué Bridgerton , uma homenagem à terceira temporada da popular série ambientada em Londres.
São oito cores alinhadas com a série, trazendo uma proposta elegante e sofisticada. Os nomes são inspirados em momentos da série, como o verde-claro metálico (Uma Abelha me Contou), que tem feito muito sucesso.
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Fonte: Mulher