Uma espécie-rara do peixe-lua apareceu na costa do Oregon, nos Estados Unidos , na semana passada. O Seaside Aquarium pensou ser um peixecomum, no entanto, uma bióloga chamada Marianne Nyegaard viu as fotos do áquario e notou que o animal era diferente.
“Eu vi isso e disse: ‘Uau! Este é um hoodwinker”, disse ela ao The Washington Post.
A carcaça do peixe mede pouco mais de 7 metros de comprimento e tem uma aparência semelhante a uma pedra inchada, com olhos sem vida e uma boca desprovida de lábios, segundo o aquário.
Apesar de assustador, o corpo do animal tem atraído grandes multidões, tanto presencialmente quanto online, desde que foi descoberto, conforme relatou Keith Chandler, o gerente geral do Seaside Aquarium, acrescentando que muitas pessoas já foram até o local para conhecê-lo.
Demora na descoberta
Em 2009, pesquisadores japoneses divulgaram um estudo genético que revelou indícios de uma espécie desconhecida de peixe-lua, nomeada como espécie Mola C, conforme descrito no artigo de pesquisa de Nyegaard de 2017, publicado no Zoological Journal of the Linnean Society.
A bióloga comentou em um comunicado de imprensa, da Universidade de Murdoch, que a descoberta feita por sua equipe continuava a confundir os cientistas porque a aparência física do peixe ainda era inusitada.
“Encontrar esses peixes e armazenar espécimes para estudos é um pesadelo logístico devido à sua natureza indescritível e tamanho enorme, então a pesquisa de peixe-lua é difícil na melhor das hipóteses”, escreveu Nyegaard.
Hoodwinkers se parecem muito com outras espécies de peixe-lua, mas são facilmente distinguíveis no exame, segundo a bióloga. Por exemplo, um Mola mola tem pele enrugada, enquanto os hoodwinkers são completamente lisos.
Uma das razões pelas quais demorou tanto para diferenciar espécies de peixe-lua é que não há muito investimento nesse tipo de pesquisa.
Segundo a equipe de Nyegaard, o hoodwinker foi a primeira nova espécie de peixe-lua descoberta em mais de 125 anos.
Veja fotos do peixe:
Quer ficar por dentro das principais notícias do dia? Clique aqui e faça parte do nosso canal no WhatsApp.
Fonte: Internacional