Novo medicamento contra HIV atingiu 100% de proteção às mulheres

Entretenimento

Novo medicamento contra HIV atingiu 100% de proteção às mulheres
Foto: Reprodução

Novo medicamento contra HIV atingiu 100% de proteção às mulheres

A luta contra o HIV acabou de ganhar um novo capítulo! Um teste clínico feito em Uganda, na África, apresentou resultados inesperadamente positivos. Após anos de estudos e resultados frustrados em relação ao combate e prevenção ao vírus do HIV , esse teste apresentou um sinal de esperança.

Leia também: PrEP: SUS estende a adolescente tratamento preventivo contra HIV

Na pesquisa conduzida pelo laboratório farmacêutico Gilead Sciences, uma novo medicamente antiviral foi testado em mulheres e surpreendeu! Após 40 anos da epidemia de HIV , essa é a primeira vez na qual são obtidos resultados satisfatórios e que trazem esperanças para a prevenção do desenvolvimento do vírus. Quer entender um pouco melhor essa história? Vamos te contar.

Conheça o medicamento contra o HIV que protegeu 100% às mulheres

O medicamento em questão se trata de um injetável chamado Lenacaprivir! A medicação é um antiviral que foi ministrado em 2.134 mulheres. O teste consistiu em injetar parte das pacientes com o medicamento mais recente e nenhuma das pessoas avaliadas após receber o injetável, foi contaminada com o vírus, ao contrário das pacientes às quais foram ministrados comprimidos como a Truvada e a Descovy, que são remédios mais antigos e já utilizados no combate ao vírus.

Esses resultados positivos são um grande avanço para o combate e a prevenção ao HIV! O lenacaprivir pode acabar agindo como uma espécie de PrEP para as mulheres, impactando de forma positiva a saúde e o bem-estar das mulheres ao redor do planeta.

O PrEP, ou profilaxia de pré-exposição , é um tratamento preventivo que consiste na ingestão de pílulas e é utilizado por pessoas que possuem o risco de contrair o HIV a fim de reduzir as chances de infecção. No Brasil, o consumo desse medicamento é feito sob acompanhamento médico e é possível fazer esse tratamento preventivo através do SUS. Saiba mais sobre o PrEP!


Fontes:

Fonte: Mulher

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *