Lula celebra acordo que determinou soltura de Julian Assange, do WikiLeaks

Geral

Lula celebra acordo que determinou soltura de Julian Assange, do WikiLeaks
ESTADÃO CONTEÚDO

Lula celebra acordo que determinou soltura de Julian Assange, do WikiLeaks

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, classificou a soltura do fundador do WikiLeaks, Julian Assange, mesmo que “tardia”, como uma “vitória democrática”. Segundo o petista, após a libertação, o mundo está “melhor” e “menos injusto”. Em maio, Lula já havia pedido a libertação de Assange.

“O mundo está um pouco melhor e menos injusto hoje. Julian Assange está livre depois de 1.901 dias preso” , escreveu o chefe do Executivo do Brasil em publicação no X, antigo Twitter, nesta terça-feira, 25. “Sua libertação e retorno para casa, ainda que tardiamente, representam uma vitória democrática e da luta pela liberdade de imprensa” , acrescentou Lula.

Na segunda-feira (24), foi relevado um acordo com o Departamento de Justiça dos Estados Unidos em que Assange se declarará culpado na acusação de espionagem e roubo de documentos sigilosos. O trato põe fim a uma longa saga jurídica e permitirá que Assange volte a morar na Austrália.

Assange deve comparecer, na quarta-feira (26), ao tribunal federal nas Ilhas Marianas, um território dos Estados Unidos no Pacífico Ocidental, para se declarar culpado de uma acusação criminal de espionagem, por conspirar para obter e divulgar ilegalmente informações confidenciais de defesa nacional, disse o Departamento de Justiça em uma carta apresentada em corte. Após a audiência, ele estará oficialmente livre das acusações.

The post Lula celebra acordo que determinou soltura de Julian Assange, do WikiLeaks first appeared on GPS Brasília – Portal de Notícias do DF .

Fonte: Nacional

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *