O Athletico-PR garantiu sua vaga nas oitavas de final da Copa do Brasil ao vencer o Ypiranga por 3 a 0 neste sábado (13.07), na Ligga Arena. A equipe rubro-negra reverteu a vantagem do time gaúcho, que havia vencido o primeiro jogo por 2 a 1, e avançou para a próxima fase do torneio. Os gols do Furacão foram marcados por Fernandinho, Julimar e Di Yorio.
Estreia do Novo Técnico
A partida marcou a estreia do técnico uruguaio Martín Varini no comando do Athletico-PR. Varini foi contratado para substituir Cuca, que deixou o clube há pouco mais de duas semanas. A estreia do novo treinador não poderia ter sido melhor, com uma vitória convincente e a classificação garantida.
O primeiro jogo entre as equipes ocorreu há mais de dois meses, mas o segundo embate teve que ser adiado devido às enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul. Com a vitória deste sábado, o Athletico-PR conseguiu reverter a desvantagem e avançar na competição.
Os confrontos das oitavas de final da Copa do Brasil serão definidos por sorteio, em data ainda a ser anunciada pela CBF.
O Jogo
Empurrado pela torcida, o Athletico-PR começou a partida pressionando e quase abriu o placar logo no primeiro minuto. Bruno Zapelli arriscou de longe e obrigou o goleiro Alexander a fazer uma boa defesa.
Aos 11 minutos, Julimar conduziu a bola pelo lado esquerdo, cortou para o meio e chutou rasteiro, mas a bola balançou as redes pelo lado de fora. O atacante teve outra oportunidade aos 14 minutos, mas Alexander defendeu novamente. Aos 21 minutos, Erick arriscou de fora da área, mas mandou para fora.
Depois de muita pressão, o Athletico-PR finalmente abriu o placar aos 24 minutos. Fernandinho pegou uma sobra no lado direito, ameaçou cruzar, mas chutou direto para o gol, surpreendendo Alexander: 1 a 0. Em desvantagem, o Ypiranga recuou ainda mais.
O Athletico-PR teve dificuldades para furar o bloqueio adversário, mas conseguiu um pênalti aos 46 minutos. Julimar foi derrubado na área, e após revisão do VAR, o árbitro assinalou a penalidade. Fernandinho cobrou, mas Alexander defendeu, mantendo o Ypiranga vivo.
Segundo Tempo
O Athletico-PR voltou do intervalo determinado e marcou o segundo gol logo no primeiro minuto. Após um cruzamento na área, o goleiro Alexander saiu mal e a bola sobrou para Julimar, que empurrou para o gol vazio.
Aos 15 minutos, Bruno Zapelli teve uma grande chance para ampliar a vantagem. O meia fez uma bela jogada individual, invadiu a área e tocou na saída de Alexander, mas finalizou para fora.
Já nos acréscimos, Di Yorio marcou o terceiro gol do Athletico-PR com um belo chute de primeira, garantindo a vitória e a classificação do Furacão na estreia do técnico Martín Varini.
Com uma atuação convincente, o Athletico-PR não só garantiu sua vaga nas oitavas de final da Copa do Brasil, como também mostrou que está em boas mãos sob o comando de Martín Varini. A equipe agora se prepara para enfrentar novos desafios, tanto na Copa do Brasil quanto na Sul-Americana.
Próximos Compromissos
Enquanto aguarda a definição de seu adversário na próxima fase, o Athletico-PR volta a campo na próxima quinta-feira para enfrentar o Cerro Porteño, pela ida dos playoffs da Sul-Americana. A partida está marcada para as 21h30 (horário de Brasília), no Estádio General Pablo Rojas, em Assunção, Paraguai.
FICHA TÉCNICA
ATHLETICO-PR 3 (4) X (2) 0 YPIRANGA
Local: Ligga Arena, em Curitiba (PR)
Data: 13/07/2024
Horário: 18h (de Brasília)
Árbitro: Bruno Arleu de Araujo (Fifa-RJ)
Assistentes: Thiago Henrique Neto Correa Farinha (RJ) e Luiz Claudio Regazone (RJ)
Cartões amarelos: Heitor, Lucas Marques, Edson Cariús, Willian Gomes, Anderson Ûchoa e Fernando Fonseca (Ypiranga); Bruno Zapelli e Fernandinho (Athletico-PR)
Cartões vermelhos: Thiago Carvalho (Ypiranga)
GOLS: Fernandinho, aos 24′ do 1ºT (Athletico-PR); Julimar, aos 1′ 2ºT (Athletico-PR); Di Yorio, aos 50′ do 2ºT (Athletico-PR)
ATHLETICO-PR: Bento; Leonardo Godoy, Kaique Rocha, Thiago Heleno e Esquivel; Erick, Fernandinho (João Cruz), Christian (Madson) e Bruno Zapelli (Gabriel); Julimar (Cuello) e Pablo Maia (Di Yorio). Técnico: Martín Varini
YPIRANGA: Alexander; Gedeílson, Fernando Fonseca, Heitor (Mendonça) e Willian Gomes; Anderson Ûchoa, Lucas Marques (Caio Mello) e Alisson Taddei (Amarildo); Jhonatan Ribeiro, Edson Cariús (Zé Vitor) e Mateus Anderson (Reifit). Técnico: Thiago Carvalho
Fonte: Esportes