ACRE – Brenda e Maria Eduarda: Alunas de Rio Branco Brilham no Concurso do Ministério Público na Escola

Geral

Ambas representarão o Acre na fase nacional da competição, destacando a importância da conscientização sobre o trabalho infantil

Foto: Evandro Derze/Assecom

Em uma cerimônia emocionante, as alunas do 5º ano da Escola Municipal Ismael Gomes de Carvalho, Brenda Eloá Costa e Maria Eduarda Araújo, foram premiadas em primeiro lugar na fase estadual do concurso “Ministério Público na Escola”, nas categorias desenho e conto, respectivamente. Ambas representarão o Acre na fase nacional da competição, destacando a importância da conscientização sobre o trabalho infantil.

O concurso, que visa abordar questões sociais relevantes, teve como tema central o trabalho infantil, um problema que afeta muitas crianças em todo o Brasil. Brenda, autora do desenho intitulado “Combate ao Trabalho Infantil”, expressou seus sentimentos sobre a próxima etapa: “Estou muito feliz e orgulhosa, mas também estou um pouco nervosa. Estou bem confiante no momento, com um pouco de medo, mas confiante”, declarou.

Maria Eduarda, por sua vez, compartilhou sua paixão pela escrita, dizendo: “Eu sempre gostei de criar histórias quando era menor. Eu espero ganhar, pois minha mãe, minha família, meus parentes e meus amigos me colocaram muita confiança.” Seu conto, “Um Grande Sonho”, foi um dos destaques da competição.

O assessor técnico da prefeitura, Alysson Bestene, que esteve presente na cerimônia, parabenizou as estudantes e os educadores envolvidos no projeto. “Primeiro, participar desse projeto através da Prefeitura Municipal de Rio Branco, representando nosso prefeito Tião Bocalom, que tem investido muito na educação e a gente tem visto resultado. Quero parabenizar os profissionais da escola Ismael Gomes, parabenizar a todos que se envolveram no projeto”, afirmou.

Nabiha Bestene, secretária municipal de Educação, enfatizou a relevância da iniciativa do Ministério Público do Trabalho, que visa conscientizar as crianças sobre a importância da educação. “É um trabalho de conscientização para as crianças, realmente, lugar de criança é na escola, e não no trabalho”, destacou.

O concurso “MPT na Escola” selecionou e premiou os melhores trabalhos literários, artísticos e culturais produzidos por alunos de escolas públicas em todo o Acre. Segundo o procurador do MPT, Roberto Vignoli, o objetivo é disseminar, por meio da comunidade escolar, a temática do trabalho infantil e suas implicações. “A importância é justamente que o Ministério Público do Trabalho não pode atuar somente a partir de demandas externas, de denúncias. O MPT nas Escolas vem dessa forma, buscando não só o combate, mas a erradicação por meio da educação”, explicou.

As conquistas de Brenda e Maria Eduarda não apenas refletem seu talento, mas também o comprometimento da escola e da comunidade em lutar contra o trabalho infantil, garantindo que o lugar das crianças seja sempre na escola.

Nabiha: “É um trabalho de conscientização para as crianças” (Foto: Evandro Derze/Assecom)

Prêmio MPT na Escola, assista:

https://youtube.com/watch?v=mSQQalyT_i8%3Ffeature%3Doembed

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *