Acre participa do 1° Encontro de Coordenadores Estaduais do Programa do Artesanato Brasileiro em Goiás

Acre

Com debates que buscam valorizar e fortalecer o artesanato em seus diversos formatos, o governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Turismo e Empreendedorismo (Sete), participou do 1º Encontro de Coordenadores Estaduais do Programa do Artesanato Brasileiro, realizado nas cidades de Aparecida de Goiânia, Olhos d’Água e Pirenópolis, em Goiás.

O encontro iniciou na terça-feira, 22, e se encerrou nesta sexta-feira, 25, com participantes das 27 unidades da Federação. Entre as atividades, foram discutidos temas como a doação de bens eletrônicos e de transporte como caminhões, carros, notebooks, celulares, tablets e impressoras; atualizações dos prazos; migração para o novo Sistema de Informações Cadastrais do Artesanato Brasileiro (Sicab); nova identidade visual da Carteira Nacional do Artesão; e a chegada do Módulo I dos micro cursos sobre a base conceitual, com lançamento previsto para maio.

Coordenadores estaduais do Programa do Artesanato Brasileiro reuniram-se em Goiânia. Foto: cedida

“Esse encontro que tivemos com os coordenadores aqui no estado de Goiás foi muito gratificante. Tivemos a oportunidade de conhecer vários laboratórios de artesanato nos municípios de Pirenópolis, Olhos d’Água e Aparecida de Goiânia. Foram dias enriquecedores, ao lado dos outros coordenadores de todo o Brasil. Estou levando várias experiências, diversas oportunidades e muitas novidades. Já temos quase uma data definida para a entrega do nosso tão sonhado caminhão do artesanato. Resumindo, foi uma experiência fantástica e extremamente gratificante. O governo do estado de Goiás está de parabéns pela receptividade desse encontro tão proveitoso”, destacou a coordenadora estadual do Programa do Artesanato Brasileiro no Acre, Risoleta Queiroz.

Coordenadora estadual do Programa do Artesanato Brasileiro no Acre, Risoleta Queiroz. Foto: cedida

Marcelo Messias, secretário de Estado de Turismo e Empreendedorismo, explicou que a participação do estado do Acre em eventos como este é importante para a troca de conhecimentos. “O Acre é referência quando se trata de artesanato. Temos biojoias, cestarias, arte indígena e outras variedades de culturas e peças, que são destaques por onde passam. E esse intercâmbio de conhecimentos enriquece a forma como vemos a produção do artesanato, o valor agregado nos modos de fazer de cada artesão em seu ateliê. Então, é bastante significativo ver tudo isso acontecer”.

Durante o encontro também foram visitados diversos ateliês em Aparecida de Goiânia, incluindo: o Ateliê de Cerâmica do Sr. Valmir; o Ateliê de Luminária do Sr. Elismar; o Ateliê de Cerâmica do Sr. Carlos Antônio; o Ateliê de Cerâmica do Sr. Carmelito Pereira; o Ateliê em Madeira, Metal e Cerâmica do Sr. Márcio Fleury; e o Ateliê de Madeira do Sr. Edivanal Santeiro.

Em Pirenópolis, os participantes conheceram o Museu de Pirenópolis, onde ocorreu uma palestra sobre Indicação Geográfica. Também visitaram o Ateliê em Filigrana de Márcio Barbosa, o Ateliê em Prata do Edson Parantes, o Ateliê de Cerâmica da Sra. Lunildes de Oliveira, o Ateliê de Tecelagem da Sra. Celina Alvarenga, o Ateliê em Papietagem do Sr. José Valdivino e o Ateliê Angicos Cerâmica. Já em Olhos d’Água, foram visitados a Sede do Núcleo de Arte do Centro-Oeste (Naco), o Ateliê em Palha de Milho da Maria de Fátima (Fatinha) e o Ateliê em Barro da Hilda Costa.

Fonte: Governo AC