A premiação é dedicada a reconhecer e homenagear pessoas e instituições que atuam na defesa e promoção dos direitos humanos na capital acreana
Foto: Ilustração
A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH), anunciou o lançamento da 4ª edição do Prêmio Bacurau de Direitos Humanos, instituído pelo Decreto Nº 1.780/2019. A premiação é dedicada a reconhecer e homenagear pessoas e instituições que atuam na defesa e promoção dos direitos humanos na capital acreana.
A edição deste ano homenageia os 80 anos de Francisco Augusto Vieira Nunes, o Bacurau, figura histórica na luta pelos direitos das pessoas acometidas pela hanseníase. Bacurau dedicou sua vida a combater o preconceito e a garantir tratamento digno a uma população frequentemente esquecida, destacou a diretora de Diretos Humanos da SASDH, Rila Freze.
“Seria os 80 anos de Bacurau. Bacurau foi uma vítima da hanseníase que tanto lutou pela garantia de direitos dessa população, que foi tão vitimizada, que foi tão rejeitada por toda a sociedade, como também pelo poder público, esquecido muitas vezes. Então, Bacurau foi em busca da garantia de direitos para que essas pessoas tivessem o seu tratamento garantido”, ressaltou Freze.
As inscrições e indicações para o Prêmio Bacurau estão abertas desde o dia 11 de dezembro e seguem até o dia 15 de dezembro. O processo é feito através de um formulário eletrônico disponível no site da Prefeitura de Rio Branco.
A cerimônia de premiação será realizada no dia 19 de dezembro. Este ano, os vencedores receberão troféu e placa de reconhecimento De acordo com a diretora de Direitos Humanos da SASDH, Rila Freze, o prêmio é um reconhecimento importante àqueles que trabalham para garantir direitos em diversas áreas.
“O prêmio Bacurau é um reconhecimento a agentes civis, pessoas que desenvolvem ações de garantir direitos humanos. O prêmio Bacurau de Direitos Humanos é um prêmio que a Prefeitura para reconhecer pessoas que desenvolvem ações de garantir direitos em todas as áreas, na área da educação, na área da saúde, na área social”, explicou.
Podem se inscrever ou ser indicadas ao prêmio, pessoas físicas, instituições públicas e organizações sem fins lucrativos legalmente constituídas que atuem na defesa dos direitos humanos no município de Rio Branco.
Categorias
1. Garantia dos Direitos Humanos: dignidade humana, liberdade religiosa, garantias sociais e combate ao tráfico de pessoas.
2. Promoção da Igualdade Étnico-Racial: atuação junto a povos e comunidades tradicionais.
3. Direitos da Criança, Adolescente e Juventude.
4. Direitos da Pessoa Idosa.
5. Direitos da Pessoa com Deficiência.
6. Direitos da Mulher.
7. Direitos da População LGBTQIAP+.
8. Manifestação Cultural, Artística e Social.
9. Educação em Direitos Humanos.
10. Enfrentamento à Violência, Tortura e Trabalho Escravo.