ACRE – Rio Branco conclui pós-graduação em Gestão Escolar e fortalece educação no município

Geral Região Norte

Um dos grandes desafios da realidade atual das escolas da rede municipal de ensino é a construção e/ou reformulação do Projeto Político Pedagógico para além de um documento técnico para cumprir formalidades e sim, um Projeto Didático Pedagógico que traduza as reais necessidades de todo o contexto escolar

Foto: Divulgação

A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Seme), fez o encerramento do curso de pós-graduação Lato Sensu em Gestão Escolar na modalidade EAD, em parceria com a Universidade Federal do Acre (Ufac).

O curso de pós-graduação Lato Sensu em Gestão Escolar – Modalidade de educação à distância, com carga horária total de 435 (quatrocentas e trinta e cinco) horas, foi desenvolvido sob a responsabilidade acadêmica do Centro de Educação, Letras e Artes – CELA/UFAC e Núcleo de Interiorização e Educação a Distância – NIEAD/UFAC, como resultado do convênio entre a Universidade Federal do Acre, UFAC e a Secretaria Municipal de Educação de Rio Branco – Acre, SEME.

O curso de Especialização em Gestão Escolar é desenvolvido na perspectiva da formação continuada dos docentes, partindo daquilo que é específico ao fazer do profissional da educação, aprofundando conhecimentos teórico-práticos com vistas a melhores condições de intervir na realidade escolar, compreendendo a problemática que a envolve.

Um dos grandes desafios da realidade atual das escolas da rede municipal de ensino é a construção e/ou reformulação do Projeto Político Pedagógico para além de um documento técnico para cumprir formalidades e sim, um Projeto Didático Pedagógico que traduza as reais necessidades de todo o contexto escolar.

Esta realidade sempre foi do conhecimento da professora e secretária de Educação, Nabiha Bestene. Tanto que, uma das suas primeiras ações ao assumir a Seme, foi realizar contato com a Ufac a fim de viabilizar essa formação tão necessária aos gestores e equipes técnica-pedagógicas das unidades educativas da rede municipal.

Teve-se como expectativa com este curso encontrasse elementos que favoreçam uma maior inserção na problemática das escolas e do sistema de ensino, retirando-se daí bons indícios que servissem de baliza para o encaminhamento de novas práticas escolares, de novos discursos e novos olhares sobre a escola e sua gestão.

Dessa forma o curso de especialização contribuiu não somente na ampliação da capacitação dos profissionais da educação formados em nível de graduação em cursos de Licenciatura, como também propiciou a ampliação da produção teórica, acadêmica e prol de boas práticas de gestão das escolas municipais de Rio Branco.

A ação teve início com um convênio assinado e publicado no Diário Oficial da União, em 22 de maio de 2023, desencadeando o processo de operacionalização das formalidades institucionais para oferta do curso, tais como a seleção dos cursistas para preenchimento das 300 vagas previstas, tendo sido alcançado o número total de 260 cursistas matriculados.

Os alunos são, em grande maioria, professores, diretores e coordenadores de escolas do município de Rio Branco, alcançando 78 escolas municipais.

As atividades do curso tiveram início no dia 16 de outubro de 2023, com a aula inaugural, no auditório do Sebra e prosseguindo com a oferta das 9 (nove) disciplinas em 3 módulos, sendo concluída no dia 26 de novembro de 2024. No dia 27 de dezembro, os cursistas apresentaram em sessão de posters seus Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC), com um total de 150 cursistas concludentes, totalizando 60 posters construídos acerca do Projeto Político Pedagógico das Escolas de Rio Branco.

A secretária de Educação, Nabiha Bestene, afirma estar muito satisfeita com o produto final apresentado pelos alunos.

“No que se refere ao Projeto Político Pedagógico, acredito que os conhecimentos adquiridos serão de grande importância para a construção ou reelaboração, desse documento tão importante, para as unidades educativas de lotação desses profissionais”, concluiu.

(Foto: Assecom)
(Foto: Assecom)
(Foto: Assecom)
(Foto: Assecom)
(Foto: Assecom)
(Foto: Assecom)
(Foto: Assecom)
(Foto: Assecom)
(Foto: Assecom)
(Foto: Assecom)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *