A água sanitária é um produto poderoso e muito utilizado para a limpeza ! Versátil, esse produto pode ser empregado para higienizar diversas superfícies e itens, especialmente o piso. Mas se a água sanitária não for usada de forma adequada, ela pode acarretar riscos para a saúde e para o material que você está limpando.
Leia também: 6 opções de produtos de limpeza caseiro naturais que você deve conhecer
O “alvejante”, como a água sanitária também é conhecida, pode ser facilmente encontrado em supermercados e por conta da sua composição, possui um altíssimo poder germicida! Mas apesar de ser aparentemente benéfica, alguns cuidados são necessários para usar esse produto de forma responsável e correta na hora de limpar a casa .
3 perigos do uso de água sanitária
Listamos alguns dos riscos e perigos que a água sanitária oferece com o seu uso.
1. Esses produtos podem ser corrosivos
Água sanitária possui cloro em sua composição e por isso, o uso em determinadas superfícies pode acarretar em danos! Em pisos de madeira, mármore, granito e cerâmica, o uso do produto pode resultar em manchas e um desgaste mais rápido do que o normal.
2. Pode acarretar no enfraquecimento nas vedações dos pisos
As juntas ou vedações dos pisos de madeira ou laminados podem acabar ficando mais fracas, o que pode causar a separação das tábuas no piso, criando espaços entre elas. Já nos pisos de cerâmica ou porcelanato, o rejunte é quem acaba sendo prejudicado!
3. A exposição em demasia pode causar danos invisíveis
Os especialistas apontam que o uso excessivo de água sanitária no piso pode causar danos estruturais internos invisíveis, enfraquecendo a estrutura do mesmo. Esses danos podem não aparecer na hora, mas podem chegar a se manifestar com o tempo.
3 cuidados para usar água sanitária em segurança
Listamos os cuidados que você precisa ter para usar esse produto sem oferecer riscos para a sua saúde.
1. Use proteção ao utilizar água sanitária
O contato desse produto com a pele ou a inalação de vapores pode acabar causando irritações na cútis, nos olhos e nas vias respiratórias. Portanto, ao usar água sanitária, se certifique de usar luvas e máscara, bem como uma proteção ocular.
2. Não se deve misturar a água sanitária com outros produtos de limpeza
A mescla da água sanitária com outros produtos de limpeza pode gerar a liberação de gases tóxicos, portanto, não faça isso ! Não pode misturar nem sequer sabão, detergente ou vinagre.
3. Dilua a água sanitária com água antes do uso
Antes de utilizar o produto para efetuar a limpeza da sua casa, especialmente de pias, bancadas e pisos, dilua o produto com água! Siga as instruções dadas pelo fabricante à risca, isso deve evitar danos aos seus bens.
Veja os erros que você não pode cometer ao usar água sanitária assistindo ao conteúdo produzido por Bruno Leal:
Gostou desse conteúdo? Confira também: Segredo revelado! 6 pastas de limpeza caseiras que vão transformar sua rotina de limpeza
Aproveite e acompanhe a Seleções nas redes sociais! Curta nossa página no Facebook e nos siga no Instagram e no Twitter .
Fonte: Mulher