Após 2 anos, Bahia volta a realizar transplantes de coração

Geral

Paulo Bittencourt, presidente do Plano Brasil Saúde, comenta a importância da retomada dos procedimentos

Foto: Divulgação

A Secretária de Saúde da Bahia (SESAB) anunciou nesta quarta-feira (27), que o estado baiano voltará a realizar transplantes de coração. Os procedimentos estavam suspensos há quase dois anos por conta de uma reestruturação no sistema e teve o período de paralisação estendido devido à pandemia; as cirurgias serão realizadas no Hospital Ana Nery, em Salvador.

Ainda de acordo com a SESAB, hoje, 15 pacientes são acompanhados pelos serviços de saúde do Estado aguardando o transplante de coração. Para o presidente do Plano Brasil Saúde, Paulo Bittencourt, a retomada dos procedimentos irá contribuir para o atendimento dos pacientes que, até então, eram levados para outros estados.

“A retomada da realização dos transplantes aqui na Bahia contribui na qualidade de atendimento que essas pessoas precisam. Embora muitos pacientes já tenham disponível o atendimento à distância, muitas vezes, eles tinham que realizar viagens longas até chegarem ao local onde a cirurgia era realizada; isso gerava um grande desgaste para eles e para os familiares”, explica Paulo.

De acordo com ele, embora o estado baiano lidere o número de pessoas que são assistidas pelos serviços de saúde privada no Nordeste, que atualmente supera 1,6 milhão de beneficiários, esses procedimentos, muitas vezes, são direcionados para o atendimento público. “Hoje, a população da Bahia é a que tem mais acesso aos serviços de saúde privada nos estados nordestinos, mas nos casos de transplantes, esse paciente é encaminhado para SUS (Serviços Único de Saúde). Após a cirurgia, o paciente recebe todo o suporte necessário para o pós-operatório, pois existe uma grande parceria entre os setores públicos e privados”, comenta.

Por fim, Paulo esclarece que, embora o transplante de coração estava suspenso no estado, outros seguiam normalmente. “É importante destacar que, mesmo com a paralisação deste procedimento, especificamente, outros seguiam sendo realizados, como os transplantes de rins, fígado, córnea. Esta pausa foi só para potencializar os trabalhos por aqui, e estamos preparados para oferecer o melhor atendimento para todos eles”, completou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *