Após novos ataques ao povo Guarani Kaiowá no Mato Grosso do Sul, deputada Célia Xakriabá solicita reunião emergencial com Lewandowski

Geral

O pedido vem na esteira dos novos ataques de milícias ruralistas à comunidade indigena na Terra Indígena Panambi – Lagoa Rica, em Douradina-MS

Foto: Divulgação

Em um movimento para conter a escalada de violência contra os povos indígenas no Mato Grosso do Sul, a deputada federal Célia Xakriabá (PSOL-MG) enviou, no domingo (4), um requerimento em caráter de urgência ao Ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, solicitando audiência com a delegação Guarani Kaiowá, que se encontra em Brasília . O pedido vem na esteira dos novos ataques de milícias ruralistas à comunidade indigena na Terra Indígena Panambi – Lagoa Rica, em Douradina-MS.

No documento, a deputada relata que, no sábado (3), dez indígenas foram gravemente feridos em um ataque a tiros, logo após a retirada da Força Nacional de Segurança Pública do local. “É absolutamente inaceitável que, no atual contexto de ameaça armada, os agentes cuja obrigação é defender a vida das famílias indígenas reforcem a posição dos agressores”, destacou Célia Xakriabá.

Os ataques envolveram o uso de balas de borracha e munição letal, com relatos de que os criminosos disparavam visando o pescoço das vítimas, incluindo crianças e idosos. Dois indígenas ficaram em estado grave, um com ferimento na cabeça e outro no pescoço. “Queremos saber a razão da Força Nacional ter saído daqui. Os agentes saíram e o ataque aconteceu. Parece que foi combinado. Queremos entender”, afirmou um indígena Guarani e Kaiowá, conforme depoimento enviado por áudio no WhatsApp.


A deputada, que também é 2ª Vice-Presidenta da Comissão da Amazônia, dos Povos Originários e Tradicionais da Câmara dos Deputados e Coordenadora da Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Direitos dos Povos Indígenas, reforçou a necessidade de ação imediata do governo federal para garantir a segurança das comunidades indígenas. “A presença da Força Nacional é essencial para combater a vulnerabilidade social e a violência no Mato Grosso do Sul”, enfatizou.

(Momento do ataque aos indígenas registrado em vídeo)

Célia Xakriabá apontou a intensificação da violência contra os povos indígenas nas últimas semanas, com ataques em diversas regiões do país, incluindo Ceará, Rio Grande do Sul e oeste do Paraná. A morosidade nos processos de demarcação de terras e a atuação de grupos organizados de fazendeiros têm agravado a situação. “Os Guarani Kaiowá vivem uma realidade que se assemelha a de refugiados em uma guerra constante”, denunciou.

O requerimento, assinado também por 23 parlamentares do Psol, PT e PDT, inclui também solicitações de apuração e punição das ações omissas e ameaçadoras de agentes públicos de segurança. A deputada aguarda uma resposta do Ministro Ricardo Lewandowski para agendar a reunião e discutir medidas de proteção imediata às comunidades indígenas.

Atendimento à Imprensa: Vanessa Lippelt – 61-981784811

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *