Vangelia Gushterova, mais conhecida como “Baba Vanga” ou “Nostradamus dos Balcãs”, é uma vidente búlgara que ganhou fama mundial por suas previsões aparentemente precisas. Falecida em 1996, Baba Vanga deixou diversas profecias que continuam a intrigar o mundo.
Uma delas foi sobre uma pandemia em 2022 causada por um vírus da Sibéria. Embora a pandemia de Covid-19 tenha começado em 2020, muitos consideram essa previsão como uma indicação de sua visão sobre eventos globais de saúde.
Baba Vanga também afirmou que o mundo acabaria em 5079, porém as extinções humanas já começariam em 2025. Aliás, suas visões do futuro vão até este ano distante, deixando um longo caminho de incertezas e mistérios.
11 de setembro
A vidente fez uma previsão em 1989 que muitos acreditam estar relacionada aos ataques de 11 de setembro de 2001 nos Estados Unidos. Ela disse: “Irmãos americanos vão cair após um ataque com aves de aço. Horror, horror. Sangue inocente será derramado.” Este anúncio foi interpretado como uma referência aos ataques às Torres Gêmeas em Nova York posteriormente.
Barack Obama eleito
Outro acerto foi a eleição de Barack Obama como presidente dos Estados Unidos. Baba Vanga previu que um presidente norte-americano negro seria eleito, o que aconteceu em 2008 quando Obama assumiu o cargo.
Vladimir Putin como um dos maiores líderes
Em 1979, ela previu a invasão russa na Ucrânia, dizendo ao escritor russo Valentin Sidorov que a Rússia viveria um momento de glória e que um homem chamado Vladimir se tornaria o “senhor do mundo”. Esta previsão é associada ao presidente russo Vladimir Putin, que é o presidente mais longevo desde Stalin.
Queda da União Soviética
Baba Vanga também previu a queda da União Soviética. Em 1985, ela falou sobre o colapso do regime soviético, que se concretizou em 1991 com a dissolução da União Soviética.
Relatos dizem que outras previsões feita pela búlgara incluem desastres naturais e tragédias como o tsunami no oceano Índico em 2004, a morte de Stalin, a morte da princesa Diana, o desastre de Chernobyl, conflitos na Síria e no Líbano, entre outros.
A vidente morreu em 11 de agosto de 1996. Ela também previu a própria morte.
Fonte: Internacional